Nesta terça-feira, 25 de junho, embarcou para o Brasil em um navio especial o primeiro trem da série 2500 fabricado na China. A previsão é que o navio chegue ao Porto de Santos, no litoral paulista, em agosto deste ano.
A nova composição faz parte de um lote de oito trens desta série, que vai atender a Linha 13-Jade, que liga o Aeroporto de Guarulhos a estação Engenheiro Goulart.
Série 2500
A série 2500 está sendo fabricada pelo consórcio formado pela CRRC Qingdao Sifang, na cidade Chinesa de Qingdao. Os trens chegarão ao Brasil por navio, e irão desembarcar no porto de Santos.
Os trens vão conter o que há de mais moderno no mercado, contendo sinalização de bordo (CBTC, ATC E ATO), ar condicionado, iluminação interna com tecnologia de leds, sinalização de abertura e fechamento de portas. Sistemas de detecção e combate a incêndio, monitores multimídia e mapa de linha eletrônico estão entre os itens que compõem o novo trem.
A grande novidade ficou por conta de que os trens vão contar com bagageiros, para que os passageiros possam colocar suas malas. Ao todo serão oito trens de oito carros.
Concorrência
O consórcio Temoinsa-Sifang venceu a licitação internacional com a apresentação da melhor proposta no valor de R$ 316,7 milhões. A aquisição dessa frota está sendo financiada com recursos do Banco Europeu de Investimento (BEI), que disponibilizou € 85 milhões para o Governo do Estado de S. Paulo.
Padrão CPTM
A exemplo das frotas das outras seis linhas da CPTM, os trens chineses terão oito carros cada, totalizando 170 metros de comprimento. Possuem salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de serem acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Também dispõem de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços e reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.
Confira o vídeo do embarque da composição em um navio na China
Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?
Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. Sem cobrança de taxas, simples e rápido!
Em poucos segundos, você faz a recarga:
- Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
- Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
- Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.
Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.