setembro 23, 2020

O Programa Poupatempo do Governo do Estado de São Paulo foi eleito pelo Instituto Datafolha o melhor serviço público de São Paulo pelo quinto ano consecutivo.

A pesquisa com 1.013 entrevistados das classes A e B em todas as regiões de São Paulo foi publicada na revista O Melhor de São Paulo, da Folha de São Paulo, na edição deste domingo, dia 28 de abril.

A revista destaca a qualidade do atendimento aos cidadãos e lembra que o programa criado em 1997 conta hoje com 72 postos fixos em todo o Estado de São Paulo, além de uma unidade móvel que percorre as áreas mais distantes da Grande São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.

A reportagem cita o Poupinha, assistente virtual criado em 2016 que já trocou mais de 200 milhões de mensagens e realizou mais de 9 milhões de agendamentos. E relata que, enquanto avança nos meios digitais, o Poupatempo mantém serviços como o “Escreve Cartas”, com voluntários que ajudam pessoas com dificuldades com a língua portuguesa a preencher formulários, preparar currículos “ou simplesmente escrever cartas”.

Desde 2015, quando o Instituto Datafolha iniciou a pesquisa espontânea sobre as marcas mais respeitadas no setor de serviços da cidade de São Paulo, o Poupatempo aparece como o melhor na categoria serviços públicos.

Na opinião do superintendente Ernesto Mascellani Neto, o prêmio é resultado especialmente do esforço dos funcionários do Poupatempo, que são treinados para atender com eficiência e cortesia a todos os cidadãos, sem distinção.

“O Programa Poupatempo também investe em novas tecnologias para agilizar o atendimento”, destaca o superintendente da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), empresa estadual de tecnologia da informação responsável pela gestão do Poupatempo desde a sua criação.

Entre as inovações recentes estão o sistema de atendimento agendado em todas as unidades, a coleta eletrônica de imagens e impressões digitais, os totens de autoatendimento, aplicativos para celulares e o atendente virtual Poupinha, todas com o objetivo de aproximar o estado do cidadão e facilitar a emissão de documentos.

O Metrô de São Paulo, considerado o melhor transporte público, aparece em empate técnico com o Poupatempo na área de serviços públicos. O Poupatempo melhorou o resultado na pesquisa deste ano, sendo citado por 11% dos entrevistados, contra 10% no ano passado.

Desde a sua fundação, em 1997, o Poupatempo prestou mais de 573 milhões de serviços; o número é mais do que o dobro da população total do Brasil e 12 vezes a do Estado de São Paulo. Em 22 anos de existência 59,2 milhões de RGs, 29,7 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação e 14 milhões de Carteiras de Trabalho, entre inúmeros outros documentos.

Em outra pesquisa de avaliação externa divulgada no último mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de ótimo ou bom. A pesquisa anual de satisfação dos usuários, que serve para garantir a qualidade dos atendimentos e buscar melhorias no serviço, foi feita pela empresa P2A Gestão em Informação.

Pessoas sendo atendidas no Poupatempo Santo Amaro na Zona Sul de São Paulo
Poupatempo Santo Amaro

Atendimento com hora marcada

Para garantir conforto e eficiência nos atendimentos, o Poupatempo atende com hora marcada. O Poupatempo conta com os seguintes canais de atendimento para quem precisa marcar dia e hora para ser atendido ou consultar informações e endereços:

– Site na internet;

– Poupinha: assistente virtual disponível no canto inferior direito da tela do site do Poupatempo;

– Aplicativo no celular: SP Serviços (disponível para iOS e Android).

– Totens de autoatendimento: Permitem realizar e solicitar serviços sem passar pelo atendimento presencial. Entre as opções estão a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, Certidão de Carteira Nacional de Habilitação, pesquisa de débitos e restrições de veículos, segundas vias de Documento de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação e agendamento de horário, entre outros. Os totens estão em shoppings, supermercados, estações do Metrô e da CPTM (os endereços estão no site do Poupatempo).

– Atendimento eletrônico: Agendamento e informações sobre serviços agendados, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

– De telefone fixo: (11) 4135-9700 para a capital paulista e Grande São Paulo e 0300 847 1998 para os demais municípios do Estado de São Paulo.

– De celular: (11) 4135-9700 para todos os municípios do Estado de São Paulo.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.