julho 5, 2022

O trabalho remoto se tornou uma realidade mundial com a Pandemia e possibilitou também a busca por uma qualidade de vida melhor. Com isso o movimento de saída das grandes metrópoles para cidades pequenas litorâneas ou do interior, longe das áreas urbanas têm se tornado cada vez mais comum, o que resultou em um aumento considerável na busca por imóveis fora das capitais.

Ter mais contato com a natureza, um quintal para as crianças brincarem, uma piscina para relaxar ou até o mar como plano de fundo se tornou um dos grandes objetivos de quem vê  a oportunidade de levar uma vida mais saudável e feliz.

As vantagens de viver longe dos centros urbanos 

Embora muitas pessoas tenham encontrado no campo uma alternativa temporária para viver em meio à pandemia, o número de pessoas que desejam transformá-la em uma condição definitiva cresce a cada dia. 

Isso porque, há quem encontre inúmeras vantagens em mudar-se para uma região mais tranquila e menos movimentada, principalmente quando isso vem atrelado a uma melhora significativa no estilo de vida.

Segundo pesquisas realizadas por grandes imobiliárias e construtoras, a procura por imóveis localizados principalmente no campo e nos litorais cresceu de forma exponencial nos últimos dois anos. 

A seguir, reunimos alguns dos principais motivos apontados por quem decidiu fazer essa escolha:

Qualidade do ar

Dentre as principais vantagens em mudar-se das grandes metrópoles, a melhora expressiva na qualidade do ar com certeza é uma delas. 

E principalmente em tempos de pandemia, em que doenças respiratórias são verdadeiros agravantes para a saúde, fugir da poluição e respirar um ar mais puro é de fato, um ponto decisivo nessa escolha. 

Fugir do trânsito caótico

O tempo de deslocamento é igualmente apontado para justificar a escolha de viver em cidades mais afastadas, afinal, o trânsito caótico das regiões metropolitanas afeta a vida de milhares de brasileiros. 

Segundo dados coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o tempo médio de deslocamento de casa para o trabalho em 2019 – ida e volta – chegava a 6,4 horas por semana nas principais capitais brasileiras. 

Este número era ainda maior quando contabilizados em São Paulo e Rio de Janeiro, chegando a 7,8 horas por semana, o que indica uma média de 1 hora e meia por dia no trânsito.

Já em regiões mais afastadas, esse índice se mostra muito menor, permitindo que as pessoas tenham mais tempo livre para se dedicar a outras atividades.

Maior contato com a natureza

Outra grande vantagem está atrelada ao contato com a natureza, algo que nos grandes centros é mais raro ou praticamente nulo. 

Poder relaxar em meio ao ar puro traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, diminuindo o risco de doenças cardíacas e aliviando sintomas como estresse e ansiedade, comuns em quem vive em regiões mais agitadas.

Mais tempo para se reconectar

Estreitar os laços com a família e pessoas que você ama também está relacionado quando o assunto é sobre as vantagens em viver longe dos grandes centros. 

Isso porque, a vida agitada da cidade e a correria do dia a dia, muitas vezes não te permite desfrutar de momentos de lazer e descanso, dificultando a convivência.

Vantagens econômicas de viver longe das capitais

Além dos benefícios já mencionados, existem outros motivos relacionados ao aumento na procura por imóveis mais afastados das capitais. 

Os valores mais baixos de aluguéis e imóveis também são fatores decisivos para essa mudança. Com preços mais acessíveis e vantagens competitivas em relação à qualidade de vida, a tendência é que esse movimento no setor ainda continue nos próximos anos. 

A título de comparação, o mesmo valor pago em um imóvel médio bem localizado nos grandes centros urbanos permite desfrutar de uma casa muito maior, com generosas áreas ao ar livre em cidades mais afastadas.

Essa vantagem econômica se mostra favorável tanto para quem vai comprar, quanto para quem vai alugar um novo imóvel fora da cidade, na praia ou no campo.

Para quem adotou a medida de forma temporária, soluções como a do guarda tudo em São Paulo – alternativa para deixar os móveis e outros pertences dos quais não quer se desfazer – tem se mostrado excelentes aliadas até encontrar o imóvel ideal.

De fato, trata-se de uma decisão que deve ser tomada levando em consideração não só as questões financeiras, mas também pessoais, profissionais e emocionais, avaliando sempre os prós e contras antes de mudar-se definitivamente para viver uma vida longe da agitação.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.