novembro 27, 2022

Quando você está procurando um emprego, as entrevistas são frequentes, e as dúvidas que surgem não são apenas o que responder, mas como se vestir e se comportar durante a entrevista.

Uma entrevista de emprego costuma ser um momento de preocupação, ansiedade e, às vezes, insegurança.

E, para aumentar as chances de conquistar a vaga desejada, especialistas do mercado ressaltam que a cartilha que os candidatos seguem não deve incluir apenas um currículo bem elaborado, relevante e bem formado, mas também a postura corporal e a vestimenta utilizada.

O ideal é pesquisar o ambiente e a cultura da empresa antes da entrevista.

Essas informações podem te dar uma ideia de como as pessoas se vestem e se comportam por lá, assim você irá preparada sem atrapalhar o “clima” da sua empresa.

Se você conhece pessoas que trabalham lá, vale a pena perguntar sobre o estilo da empresa.

Se você não conhece ninguém lá, procure saber mais sobre ela na internet ou no site da agência dela, assim você já tem uma forma de entender o ambiente do lugar e saber como se vestir para uma entrevista.

O que é bom vestir para uma entrevista de trabalho?

Em geral, para as mulheres, é recomendado um terno de cor neutra, scarpins, maquiagem leve e acessórios discretos, como um relógio feminino.

Você deve evitar decotes, maquiagem pesada, peças transparentes e roupas de festa.

Em lugares menos clássicos, o jeans pode ser usado, mas não rasgado ou desbotado, o estilo discreto permanece. Evite também acessórios pesados ​​ou brilhantes, como brincos de argola e colares grandes.

Looks formais: Ternos, calças sociais ou ternos, sapatos e acessórios básicos. Adequado para entrevistas em grandes corporações, empresas maiores, bancos e cargos administrativos.

Looks casuais: Jeans escuro, camisas sociais, sapatos e acessórios básicos sem muitos detalhes. Esse visual é um “curinga” para um visual profissional porque é formal e casual ao mesmo tempo, sendo perfeito para a maioria dos tipos de empresas e cargos.

Looks informais: Jeans, camisas ou vestidos na altura do joelho, sapatos ou tênis e acessórios. Se a empresa em questão for muito informal e descontraída, você pode escolher esse visual mais descontraído para sua entrevista.

Ao escolher estar confortável, isso não significa que pode tudo. A dica é evitar informações demais. Evite as peças que são muito brilhantes, estampadas, informativas, coloridas e vibrantes. Ou roupas muito apertadas e curtas com decote. Este estilo é adequado para outra ocasião.

Maquiagem na entrevista

As mulheres podem usar esmalte e maquiagem desde que seja básico e leve.

Na hora de se maquiar, é aconselhável usar um tom neutro, batom claro, e cuidado para não exagerar e chamar a atenção para o blush. Neste caso, a maquiagem pode uniformizar o rosto e esconder manchas.

As unhas devem estar limpas e lixadas, e para o esmalte, cores muito chamativas devem ser evitadas, dizem os especialistas. Recomendam-se tons claros, e se optar por unhas decoradas, compre uma francesinha tradicional discreta.

O cabelo, por sua vez, deve estar limpo e arrumado. Opte por penteados discretos, como um coque baixo, um rabo de cavalo baixo ou meio preso com uma presilha.

Assim você pode deixar seu look um pouco mais formal e evitar que os fios caiam do ambiente.

Posso usar salto na entrevista?

Tudo depende do estilo de cada mulher. Se você se sentir confortável usando salto, deve escolher os mais básicos, como salto alto e/ou sola grossa.

Um dos segredos para ousar sem abusar é usar o tênis. Use roupas confortáveis, mas não fique com “muita informação”, o salto é uma boa pedida.

Além disso, preste atenção à forma do salto. Invista em saltos grossos, aquele quadrado, mais moderno. Os saltos finos parecem mais sensuais.

Geralmente, o salto não interfere na entrevista, o que realmente importa é o todo, conhecimento, experiência e habilidades.

Em geral, é importante usar o bom senso. O exagero não é bem-vindo neste momento. Seja cautelosa e cética, aposte em um estilo casual ou formal.

Por outro lado, outro ponto que deve ser considerado é o segmento de mercado da empresa e as vagas exigidas. Por exemplo, se você está se candidatando a um cargo de designer de moda, pode ser ousado e mostrar seu look e senso de estilo.

Posso usar saia?

Saias, assim como shorts, devem ser excluídas das entrevistas de emprego. Evite sempre saias curtas. Se você quiser usar uma saia, opte por uma mais larga com um estilo que alcance a canela. Utilize camisas, cintos e acessórios mais refinados. Tome cuidado.

E na entrevista por videoconferência?

As entrevistas por videoconferência podem exigir ainda menos produção, mas a atenção deve ser permanente. Por exemplo, muitas pessoas se produzem apenas na parte superior, que será mostrada no vídeo.

Use uma camisa mais social e invista em uma maquiagem mais leve. Você não pode agir como se tivesse acabado de acordar.

Assim, com essas dicas, você certamente terá sucesso em suas entrevistas de emprego.

REDE NOTICIANDO

Siga as redes sociais do Rede Noticiando e assine nosso canal no Telegram!

A serviço da Informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *