maio 17, 2022

A ciência diz que o corpo, mente e meio ambiente podem se beneficiar muito com as escolhas diárias. Seguir uma dieta baseada em vegetais, com baixo teor de açúcar, sal e gorduras é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde, pelo planeta e pelos animais. Pensar sobre o que você come pode ser um ato verdadeiramente altruísta.

Agora, mais do que nunca, é fundamental aprender a melhor forma de cuidar da saúde. A verdade é que você não teria muitas informações do mundo da medicina vegana se não fosse pelas pesquisas recentes que estão sendo feitas pelos médicos da área.

Então, aqui você pode conhecer o perfil de alguns profissionais de medicina, do Brasil e do mundo, que estão fazendo pesquisas importantes e trabalhando duro para garantir que você tenha uma vida saudável, feliz e mais verde.

DermaVegan – Dra. Monalisa Nunes

A médica vegana Monalisa Nunes inaugurou em junho deste ano, em São Paulo, a DermaVegan, primeira clínica dermatológica para veganos do Brasil. “Era um desejo antigo meu, como vegana, ter um atendimento especializado. Há um público carente desses serviços”, diz em entrevista ao podcast ‘Vida Sem Carne’ (Um Só Planeta/Globo). 

“Não aprendemos na faculdade de medicina que uma alimentação vegana é saudável”, explica a médica. “Na dermatologia, ocorre ou mesmo. As pessoas não aprendem sobre alternativas aos testes em animais, ou sobre quais empresas e marcas não testam”. Completa.

Aos 30 anos, Monalisa Nunes se destaca também no universo digital quando o assunto é veganismo e beleza. De dietas veganas e naturalistas a cosméticos, a médica compartilha com seus mais de 320 mil seguidores do Instagram dicas e conselhos para quem busca melhorar a saúde e o estilo de vida.

Plant Based Health Online – Dras. Shireen Kassam e Laura Freeman

Recentemente, as médicas veganas Shireen Kassam e Laura Freeman, do Reino Unido, lançaram o serviço de saúde Plant Based Health Online (PBHO), com o objetivo de ajudar as pessoas a melhorar seus hábitos de vida e reduzir os efeitos nocivos da Covid-19.

A plataforma de saúde e estilo de vida baseado em nutrição vegetal oferecerá aos pacientes acesso a nutricionistas, clínicos gerais e treinadores pessoais, além de ajudá-los na transição para um estilo de vida mais saudável e sustentável.

Este é o primeiro serviço de saúde vegano a ser registrado na Care Quality Commission, o regulador independente de saúde e assistência social da Inglaterra. O serviço também empregará uma abordagem baseada em evidências para os cuidados de saúde que incluem atividade física, sono restaurador e alívio do estresse psicológico.

NutritionFacts.org – Dr. Michael Greger

O médico americano Michael Herschel Greger é um dos líderes em medicina e pesquisa à base de vegetais e alimentos integrais. O seu site, NutritionFacts.org, é repleto de receitas, noticias, depoimentos e, o mais importante, reúne as pesquisas mais recentes no mundo do veganismo e nutrição vegana.

Como autor, Greger escreveu literalmente a bíblia vegana: “How Not To Die: descubra os alimentos cientificamente comprovados para prevenir e reverter doenças”. Seus novos livros “How Not To Diet: a ciência inovadora de perda de peso saudável e permanente” e “How to Survive a Pandemic” também valem a pena conferir.

No universo digital, Michael Greger lançou um ótimo aplicativo para qualquer estágio da jornada vegana: Dr. Greger’s Daily Dozen, que pode ajudar os usuários a garantir que estão tendo uma dieta balanceada e obtendo todas as suas necessidades nutricionais diariamente.

The China Study – Dr. Colin Campbell

Com 87 anos de idade, o bioquímico norte-americano Thomas Collin Campbell, PhD, é um dos mais renomados cientistas de nutrição baseada em plantas. Autor de centenas de publicações revisadas por pares, ele trouxe ao público inúmeras evidências para melhorar a dieta, transformando muitas crenças fundamentais sobre nutrição, doenças e medicina.

Campbell ganhou grande destaque depois de publicar o famoso estudo “The China Study”. Uma rápida recapitulação: The China Study analisou aldeias em diferentes condados da China. O autor comparou dietas ricas em alimentos de origem animal e vegetal e as respectivas taxas de doenças crônicas e morte. Talvez, sem surpresa, dietas com baixo teor de alimentos de origem animal e maior em alimentos de origem vegetal estão associadas a menos doenças e menores taxas de mortalidade.

Além de sua pesquisa incrível, o Dr. Campbell também está à frente do website Nutrition Studies, onde os usuários podem aprender como fazer a transição para o veganismo e obter informações que salvam vidas. A biblioteca de recursos educacionais baseados em evidências inclui um certificado online em Nutrição Plant-Based, bem como artigos, receitas, boletins informativos e outras informações educacionais gratuitas.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.