janeiro 20, 2022

Os maquinistas da concessionária ViaMobilidade, Linhas 8 e 9, avançaram sinal de via por pelo menos três vezes em uma semana. Foram registrados incidentes em Ceasa, Presidente Altino e Palmeiras-Barra Funda.

Desde o dia 28 de dezembro de 2021, os profissionais da concessionária atuam sozinhos nas cabines dos trens, sem contar com a supervisão e presença de profissionais ligados à CPTM, que se despediram das duas linhas na segunda-feira, dia 27.

O quadro de maquinistas da ViaMobilidade é dividido entre profissionais que atuavam na Linha 5-Lilás, alguns que pediram as contas da CPTM e foram para a concessionária, e outros que foram contratados sem experiência com o comando de trens.

Leia também: Homem é atropelado por três trens diferentes na Linha 8-Diamante.

Todos esses profissionais passaram por uma rotina intensa de treinamentos nos últimos meses, passando desde a parte teórica até a fase prática.

Na CPTM, um avanço de sinal é considerado falta grave, e quando isso ocorre, o maquinista pode sofre sanções, de acordo com o que é estipulado pela empresa e seu supervisor.

Na ViaMobilidade, à empresa parece ter mudado alguns procedimentos depois desses episódios, e daqui para frente os profissionais da concessionária, tanto maquinistas, como os do Centro de Controle Operacional (CCO), devem estar mais atentos aos procedimentos e os realizarem de forma correta.

Procuramos à CPTM, que legalmente ainda responde pelas duas linhas, para obtermos mais informações sobre a fase de transição entre as duas empresas e o treinamento dos novos profissionais, e aguardamos resposta.

Concessionária do Sistema de Trens Metropolitanos de São Paulo S.A, pelo qual conhecemos como ViaMobilidade Linhas 8 e 9, assume de forma oficial a administração e manutenção das duas linhas em 27 de janeiro de 2022, conforme comunicado da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando a serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.