O Movimento de Preservação Ferroviária (Sorocabana) restaurou uma locomotiva Westinghouse, popularmente conhecida como “Loba”, de identificação n°2041. A locomotiva chegou ao Brasil na década de 1940 e foi restaurada em Sorocaba, no interior de São Paulo.

A locomotiva chegou ao Brasil pelas mãos da Estrada de Ferro Sorocabana na década de 1940, como parte do plano de eletrificação iniciado na época. O trem foi importado dos Estados Unidos e fabricado pela Westinghouse, operando até o final dos anos de 1990, quando a eletrificação foi suprimida na linha tronco e ramais.

A ”Loba”, ainda em seus últimos das de atividade, chegou a tracionar trens de carga entre as estações Domingos de Moraes e Amador Bueno pela Ferroban e ALL, sendo desativadas entre 2007 e 2008, segundo o movimento.

“A 2041 foi resgatada em 2017 enquanto ainda estava nas antigas oficinas da Fepasa em Sorocaba, transportada sempre sobre trilhos até as dependências da Estação Paula Souza, da antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), onde está instalado o grupo de preservação. O Restauro aconteceu pela mão-de-obra voluntária da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária e patrocínio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, além da parceria da Prefeitura Municipal de Sorocaba e Rumo Logística”, informou a associação, em nota.

O secretário de Mobilidade e Acessibilidade do município de Sorocaba e presidente da URBES, Luiz Alberto Fioravante, o coordenador de relações governamentais da Rumo Logística, Marcelo Rodrigues, o Vereador Luis Santos representando a Câmara Municipal de Sorocaba, e o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, José Carlos Carneiro, estiveram presentes no evento de entrega da locomotiva restaurada.

Leia também

Rede Noticiando participou na noite desta terça-feira, 5 de fevereiro, de uma reunião com o Presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira. Confira a série de notícias sobre esse encontro:

– Presidente do Metrô fala em aposentar os trens da frota E caso Leasing seja viável

– Protocolos e procedimentos de segurança serão revisados diz presidente do Metrô

– Processo de licitação sobre as linhas 6-Laranja e 17-Ouro já estão sendo preparados, diz presidente do Metrô

– Presidente do Metrô fala sobre a instalação de portas de plataforma e a conclusão da implantação do sistema CBTC

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Mini bibliotecária (Tributo, Semi-deusa, selecionada). Fotógrafa aspirante e amante de astronomia.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.