setembro 20, 2020

Um impasse entre o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região e o Consórcio Mobility Transportes, novo responsável pelo transporte especial na cidade, tem afetado os usuários do serviço.

Segundo o sindicato, a empresa venceu a licitação realizada pela Prefeitura de Sorocaba para atuar na cidade. Contudo, não quer contratar os trabalhadores que operavam no Consórcio Sorocaba (Consor) e no Sorocaba Transportes Urbanos Ltda (STU), antigos prestadores do serviço. Além disso, a empresa não pagaria o mesmo salário e direitos oferecidos anteriormente, conforme determina o acordo coletivo de trabalho da categoria diante de troca de empresas. Dessa forma, o acordo firmado Urbes – Trânsito e Transportes e com a Prefeitura não estaria sendo cumprido. Por esse motivo, 80 funcionários, entre motoristas e agentes de bordo, estariam desempregados, afirma a entidade, em nota.

Na manhã desta terça-feira, 4 de agosto, profissionais da categoria realizaram um protesto em frente a Prefeitura de Sorocaba, no bairro Alto da Boa Vista. Ainda conforme o sindicato, eles reivindicam que sejam admitidos pela nova empresa, bem como o recebimento dos salários e outros direitos trabalhistas referentes ao período desde o dia 1º de agosto, quando a Mobility iniciou as atividades.

A Mobility Transportes, por sua vez, informa que segue o acordo firmado com a Urbes e com a Prefeitura. Diz, ainda, que as regras contratuais foram definidas pela empresa pública, inclusive no tocante à remuneração, lhe cabendo apenas cumpri-las.

De acordo com o consórcio, a empresa e seus funcionários vêm “sofrendo todo tipo de obstrução, insinuações e ameaças (por parte do sindicato), no sentido de interromper ou paralisar o atendimento (aos usuários do transporte).” As ações intimidativas vêm ocorrendo desde quando iniciou os trabalhos, no último sábado, dia 1, afirma. Na ocasião, representantes da entidade teriam tentado obstruir a saída dos veículos de uma das garagens e intimidar os funcionários, por cerca de duas horas. A Polícia Militar teria sido acionada e um boletim de ocorrência teria sido registrado. Posteriormente, novas investidas teriam sido realizadas. “No sábado, domingo e segunda (01,02 e 03 de agosto), conseguimos realizar todos os atendimentos, porém, hoje, terça-feira (04 de agosto 2020), nossos motoristas foram obstruídos e, sob ameaça, impedidos de sair”, informa, em nota. Há imagens e vídeos comprobatórios desses relatos, complementa a empresa, destacando ter registrado novo boletim de ocorrência, nesta manhã.

O consórcio pede o apoio da Urbes, da Prefeitura e de todas as autoridades, para resolver a situação e conseguir prestar o serviço para o qual foi contratado. Nesta terça, será realizada uma audiência de conciliação, convocada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15ª), para tentar resolver o problema trabalhista, diz o sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região. A entidade “informa já ter comunicado à Urbes que não irá se opor caso as empresas Consor e STU sejam designadas a operar o transporte especial até que o problema trabalhista com a Mobility seja resolvido. Dessa forma, os usuários continuariam a ser atendidos.”

*ERRATA*

Esse texto foi corrigido pois a manifestação ocorreu em frente a prefeitura de Sorocaba e não no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), que não tem nenhuma ligação com o fato.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.