Estudo para implantação da Linha 20-Rosa do Metrô só em 2020
Na semana, o governo do Estado de São Paulo, anunciou a troca do monotrilho por um corredor de ônibus do tipo Bus Rapid Transit (BRT) na linha 18-Bronze. Na ocasião, o governo anunciou a chegada de ”novos trens” para a Linha 10-Turquesa e que a região de São Bernardo do Campo ganharia uma linha de metrô, a 20-Rosa.
Nesta quarta-feira, 10 de julho, o vice-governador, Rodrigo Garcia, informou que o estudo para a implantação da Linha 20-Rosa terá início apenas no próximo 20.
A proposta discutida há dez anos era que a linha 18 fosse operada por monotrilho. Em 2014 foi assinado o contrato com o Consórcio Vem ABC com orçamento de R$ 5,7 bilhões e previsão de conclusão em 5 anos, mas nenhuma obra foi feita. A linha 18-Bronze foi feita para atender uma demanda de 340 mil passageiros por dia e os estudos atualizados agora pelo governo apontam que na realidade a demanda é de 150 mil. “Era um investimento muito alto, com um número de passageiros que não justificava. Teremos um BRT com a mesma qualidade e feito em 2 anos”, disse o Garcia.
Com a mudança deste traçado para o sistema de BRT, ainda sem previsão de início de obras, a compensação para o ABC foi “esticar” a linha 20- Rosa do Metrô, que vai sair da Lapa até o Rudge Ramos. “Isso faz parte do esforço de São Paulo para o Metrô chegar até o ABC, uma linha importante, integradora, que vai passar pela Faria Lima, pela Berrini desembocando em São Bernardo”, declarou.
Além da demora do projeto, captação de recursos para as obras e desapropriações, o início deste trabalho já foi colocado para o ano que vem. “Investiremos no ano que vem R$ 20 milhões nos projetos funcionais para esta PPP (Parceria Público Privada) para tornar realidade este trajeto até a Lapa”, concluiu Rodrigo Garcia.
Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?
Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. Sem cobrança de taxas, simples e rápido!
Em poucos segundos, você faz a recarga:
- Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
- Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
- Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.
Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.