agosto 9, 2020

Nesta sexta-feira, 12 de julho, foi publicado no Diário Oficial, detalhes parciais sore o empréstimo de doze trens da série 8000 para a Linha 9-Esmeralda da CPTM. Na publicação, a CPTM revela como conseguiu repassar os trens, que por força de contrato, eram exclusivos da Linha 8-Diamante.

Um contrato entre a CPTM e o consórcio CTrens, empresa responsável pela manutenção da série 8000 através de uma Parceria Público-Privada, o que previa a exclusividade da frota composta por 36 trens na Linha 8. O governo publicou um aditamento do contrato que consigna os trens à companhia para a utilização na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú).

O documento diz o seguinte:

”Consignar que os trens da Série 8000 também poderão ser utilizados, a critério da contratante e dentro dos seguintes limites de utilização estabelecidos, na Linha 9-Esmeralda”, diz o texto que também delimita o período de utilização e quantidade de trens cedidos. Segundo a CPTM, os 12 trens ficarão emprestados à Linha Esmeralda até 31 de dezembro de 2021 quando três deles serão devolvidos. As nove composições restantes permanecerão por mais dois anos em serviço quando três também serão retornadas. De janeiro de 2024 a 30 de junho de 2025 apenas seis trens da Série 8000 continuarão na Linha 9. Por fim, de 1º de julho de 2025 até o final do contrato da CTrens, somente dois Série 8000 serão usados na Linha 9.

CPTM e CTrens elaborarão um procedimento técnico para delinear a utilização desses trens na Linha 9. O aditamento, no entanto, ainda não teve seus detalhes publicados e nem se terá algum custo extra para o governo. Apenas um item do contrato será alterado, o que diz de forma objetiva que os serviços contratados à CTrens “deverão ser executados na Linha 8 – Diamante da CPTM”.

Detalhando o contrato

O contrato traz cronogramas para a manutenção da quantidade de trens:

  • Até 31/12/21: 12 trens
  • de 01/01/22 até 31/12/23: 9 trens
  • de 01/01/24 até 30/06/25: 6 trens
  • de 01/07/25 até o final do período do contrato: 2 trens; alteração

Valores não foram revelados no documento divulgado nesta sexta-feira, dia 12.

Fabricados pela espanhola CAF entre os anos de 2011 e 2012, os trens da série 8000 prestam serviços na CPTM desde o ano de 2012.

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.