outubro 1, 2022

Verifique a saúde da bateria

As baterias são um dos componentes do celular que mais se desgastam com o tempo. Portanto, é conveniente que você verifique o status da bateria do aparelho para saber se está dentro do esperado.

Se você possui um Iphone, saiba que o sistema iOS oferece esses dados acessando Configurações > Bateria > Saúde da bateria. Começa em 100% e diminui dependendo da deterioração. Se o valor for menor que 80% a bateria deve ser trocada, embora o próprio sistema faça esse alerta.

No Android não existe uma forma nativa de ver esses parâmetros, mas existem aplicativos no Google Play, como o Ampere. Contudo, o aplicativo apenas informará se o celular está carregando corretamente quando estiver conectado.

Sujeira na entrada de carregamento

A tela ou o chassi do dispositivo são elementos que se quebram mais facilmente, mas a entrada também pode quebrar com uma queda. E também é danificada pela umidade ou sujeira.

Se for o caso, é melhor se dirigir ao serviço técnico para verificar, pois líquidos e umidade podem afetar outros componentes. Embora, antes disso, você pode tentar limpar.

A limpeza deve ser feita com muito cuidado e procurando usar as ferramentas certas, como um cotonete pequeno e sem fiapos e/ou uma escova de dentes de cerdas macias.

Os acessórios são originais?

Antigamente alguns fabricantes indicavam que apenas seus acessórios e cabos eram compatíveis com seus modelos de celular. Por sorte, essa prática não é mais tão frequente e, além disso, é fácil descobrir se é esse o problema, porque geralmente o aparelho indica que o cabo não é compatível.

Nesse caso, você não terá escolha a não ser comprar um novo cabo, mas garanta que ele seja certificado para carregar seu celular. E neste ponto é aconselhável que você não apenas consiga carregá-lo sem problemas, mas com os requisitos mínimos de qualidade.

Sabemos que no Brasil a diferença de valor entre os produtos originais e as versões “não oficiais” é enorme, principalmente no ramo da tecnologia. Mas é fundamental que os acessórios sejam originais para que o celular tenha uma vida útil maior. Inclusive, existem planos de celular com aparelho com preços bem acessíveis.

Assim, você assina um pacote de celular, consegue um smartphone novo e ainda economiza na manutenção ou troca de aparelho por problemas de qualidade nos acessórios.

Verifique o cabo, o adaptador e a porta móvel

Além da porta já mencionada, o cabo e o adaptador de energia são os outros dois suspeitos habituais nesse tipo de falha.

A princípio, o aconselhável a fazer seria uma inspeção visual dos mesmos. Ou seja, ver se o cabo está torto ou se há um corte, se o adaptador/plugue está conectado corretamente ou se ainda tem alguma marca de ter recebido um golpe.

De qualquer forma, para certificar-se de que estes não são a causa, aconselhamos que você experimente outros cabos e adaptadores. Outra possibilidade é que o adaptador não esteja fornecendo a energia correta. Isso é algo que pode acontecer ao usar um carregador que não é o original do celular, ou de outro modelo e até de outro fabricante.

O software está atualizado?

O sistema operacional móvel, seja Android ou iOS, pode ser a causa de praticamente qualquer falha. Mesmo em ocasiões em que parece que o hardware é o culpado óbvio. E há várias causas possíveis para isso.

Uma possível causa é que pode haver algum processo em segundo plano que, por algum motivo, parou e afeta a recarga da bateria. Nesse caso, basta reiniciar o celular.

O especialista em segurança digital da Compara e Poupa, João Zabrieszach, avisa que não podemos descartar um problema de vírus ou algum bug no sistema:

“Geralmente, se existe algum vírus no celular, como um malware ou spyware, um dos sintomas que podemos perceber é o fato da bateria não durar quase nada, ou que o celular está o tempo todo quente, mesmo quando estamos sem usá-lo há um tempo. Se seu aparelho está agindo assim, pode ser que você esteja com o aparelho infectado.”

Para casos assim, temos duas soluções:

  1. Atualizar o software: Ter a versão mais recente do sistema disponível para o seu celular não apenas permitirá que você tenha as últimas notícias visuais ou funcionais, mas também os últimos patches de segurança e, claro, correções de bugs.
  2. Redefinir os dados de fábrica: É importante que antes de fazer isso você faça um backup de seus dados. Depois disso, se você tiver Android, deve ir para Configurações e, como pode mudar dependendo do modelo do celular, use o mecanismo de pesquisa e digite Redefinir para acessar as opções de exclusão do sistema correspondentes. Já para iOS, o caminho é sempre Configurações> Geral >Transferir ou redefinir e Apagar conteúdo e configurações.

Por fim, troque a bateria

Se você não conseguir corrigir seus problemas de carregamento do celular com nenhuma das soluções apresentadas, as chances de precisar de uma troca de bateria aumentam. Ou quem sabe, também pode ser algum problema interno do celular.

De qualquer maneira, você precisará passar pelo suporte técnico. Normalmente, as trocas de bateria não são complicadas e são resolvidas no mesmo dia, mas dependendo da origem exata do problema e do nível de trabalho que eles têm, o reparo pode demorar alguns dias.

Fonte: https://comparaepoupa.com.br/blog/celular-nao-carrega/

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.