A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) quer licitar uma nova frota de trens para a Linha 10-Turquesa. A informação foi dada por Alexandre Baldy, durante uma entrevista ao programa ”Brasil Urgente”.

Segundo Baldy, a intenção é licitar uma nova frota de trens ainda este ano. A maior parte desta encomenda será usada na Linha 10-Turquesa ”que opera com os trens mais antigos e onde há necessidade preeminente de reformar essa frota assim como foi feito em outras linhas“, disse.

Atualmente a Linha 10-Turquesa opera com trens espanhois da série 2100,que vieram reformados para o Brasil na década de 90. Os trens apresentam um melhor desempenho em linhas regionais, ou seja, de longa distância. Seu desempenho no parte urbana/metropolitana não é adequado.

O ramal que liga o Brás a Rio Grande da Serra opera ainda com oito trens da série 7500, que operavam na Linha 9-Esmeralda, e foram remanejados para o ramal que corta o ABC. No passado, já houve rumores de que parte da frota excedente da série 9500 da Linha 7-Rubi (Jundiaí-Luz) seria repassada para a 10-Turquesa, entretanto, até hoje isso não ocorreu.

Trens da série 3000 também chegaram a prestar serviços na Linha 10-Turquesa, entretanto, desde o início deste ano, a frota não têm prestado serviços por motivo de modernização.

Em abril do ano passado, o então secretários dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, afirmou que a companhia já estudava adquirir novas unidades, na época, a pasta dizia que eram necessários 20 trens para adequar a linha.

O trem série 2100 opera com 6 carros e já passou pelas linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda, 11-Coral, 12-Safira até finalmente ser locado na Linha 10-Turquesa.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.