CPTM inicia modernização de frota na Linha 10-Turquesa com a série 7000

A CPTM deu início a sua ”modernização” de frota na Linha 10-Turquesa transferindo trens da série 7000 já a partir do sábado, dia 6. Trens devem começar a operar na quarta-feira, 10 de julho.
Os trens da série 7000, fabricados pela empresa espanhola CAF entre os anos de 2009 e 2011 já são vistos pela Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). As composições estão sendo estacionadas em um pátio localizado em Mauá.
Na semana passada, o secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, anunciou que a Linha 10 receberá novos trens e, que a partir desta quarta-feira, 10 de julho, os trens antigos estarão aposentados.
Os ”novos trens” são oriundos da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) e fazem parte da série 7000. Essa série trem circula atualmente nas linhas 9 e 12-safira, mas também já chegou a prestar serviços nas linhas 7-Rubi e 11-Coral.
Desde a noite de sábado, 6 de julho, há uma grande movimentação de trens pela empresa. Enquanto os trens da série 7000 partem de Osasco rumo a Mauá, a CPTM têm realizado a transferência dos trens da série 2100 de Mauá e Brás para o pátio de Presidente Altino., local onde será dado sua baixa operacional e seu destino deverá ser leilões e posteriormente cortados como sucata.

A reportagem do Rede Noticiando através do correspondente Mario Lucas esteve neste domingo, 7 de julho, na Linha 10-Turquesa e por lá constatou poucas unidades da série 2100 ainda em operação e já alguns trens da série 7000 estacionados em Mauá e São Caetano.
A reportagem constatou pelo menos 3 trens da série 7000 em ”prontidão” na Linha 10-Turquesa.
Aposentadoria da série 2100
Os trens da série 2100 foram fabricados pela espanhola CAF em 1974 e foi a primeira aquisição da CPTM. Em meados de 1997, o governo espanhol disponibilizou 68 unidades de 3 carros, para aquisição de algum cliente interessado, das então frotas 440R, que estavam fora de serviço na região de Barcelona e Madrid. Durante a disposição, o governo chileno arrematou 20 unidades, e o governo de São Paulo adquiriu 48 unidades.

Em sua chegada ao Brasil, essa frota foi muito noticiada, pois era o primeiro grande passo da CPTM rumo à reconstrução do sistema de transporte sobre trilhos paulista. Uma curiosidade sobre essa frota é que, ela recebeu o ”título” de série mais confortável da CPTM.
Há poucos anos, diversas unidades da série 2100 passou por uma ”revisão geral”, o que garante pelo menos mais 20 anos de vida útil para o trem, entretanto, a sua derradeira aposentaria ganhou data, anunciada pelo Governo do Estado.
Série 7000 na Linha 10-Turquesa
Ao todo a Linha 10-Turquesa deve receber 12 trens da série 7000 que irão se juntar a 8 trens da série 7500, também fabricados pela espanhola CAF e a outras raras unidades disponíveis da série 3000. Essa última série foi fabricada pela Siemens.

A troca completa entre os trens deve ser concluída nesta quarta-feira, 10 de julho, conforme anúncio do secretário Alexandre Baldy.
No lugar da série 7000 que deixará de operar na Linha 9-Esmeralda, serão incorporados 12 unidades da série 8000, conforme falamos nesta reportagem.
Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?
Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. Sem cobrança de taxas, simples e rápido!
Em poucos segundos, você faz a recarga:
- Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
- Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
- Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.
Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.