junho 4, 2020

O Consórcio Intermunicipal do ABC ficou surpreso com a notícia de que o governo de São Paulo estaria estudando uma mudança no traçado da linha 20-Rosa, entre o ABC e a Lapa. Um relatório de Empreendimentos do Metrô de São Paulo datado de novembro de 2019, mostra que está em estudo uma ligação da Lapa, até a estação Prefeito Saladino, da CPTM, em Santo André, e não no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, como foi anunciado em julho.

A Linha 20-Rosa passou a ser uma alternativa, após o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciar que a então linha 18-Bronze não seria mais construída por meio de monotrilho. A linha será feita por meio de um corredor de ônibus do tipo Bus Rapid Transit (BRT), o que desagradou muitos moradores da região.

O Grupo de Trabalho de Mobilidade do colegiado de prefeitos que fazem parte do consórcio devem discutir tais mudanças, agora com o estudo de mudança no traçado da linha 20.

O repórter diário, jornal que acompanha o noticiário local do ABC publicou um trecho de uma conversa que teve com o secretário executivo do Consórcio, Edgard Brandão. Confira abaixo:

O secretário executivo do Consórcio, Edgard Brandão, confirma que essa alteração no projeto não foi discutida com os prefeitos, tampouco a entidade estava sabendo desta mudança. “Essa questão não foi discutida no GT, nem nas assembleias com os prefeitos. O que nos foi passado, quando do fim do monotrilho foi que a linha passaria perto das divisas de Santo André até o Rudge Ramos, o que não é muito longe. Agora a Secretaria (de Transportes Metropolitanos) vai ter que se posicionar a respeito”, disse Brandão.

Apesar da não comunicação ao Consórcio, Brandão avalia que a alternativa para a Estação Prefeito Saladino, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) é viável e faz até mais sentido do que o Rudge Ramos. “Me parece que é uma conversa antiga que estão retomando e tem até mais sentido porque ali há um terminal de ônibus que serve linhas intermunicipais. É uma opção bem localizada e que traz uma boa logística”, diz o secretário executivo.

A entidade regional, se a mudança da linha 20-Rosa se concretizar, terá que reavaliar um projeto que já está quase pronto que é o de requalificação dos corredores de ônibus, que já sofreu com o fim do monotrilho da linha 18. “Esses corredores eram interligados ao traçado da linha 18. Agora vamos pautar essa nova mudança no GT de Mobilidade”, finalizou.

Relatório de empreendimentos do Metrô de São Paulo

Caso você estiver interessado em ler o relatório completo e ter acesso a essa e outras informações, clique neste link que será direcionado ao documento na íntegra.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.