novembro 29, 2020

A futura linha 20-Rosa do Metrô de São Paulo pode começar seu trajeto em direção a Lapa a partir da estação Prefeito Saladino, com integração com a Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A informação consta no último relatório de Empreendimentos do Metrô de São Paulo, publicado em novembro de 2019.

A proposta está como status de “em estudo” e não há mais detalhes sobre previsões, custos ou traçado da intervenção.

Anteriormente, a previsão era de que a Linha 20 chegasse apenas até a região do Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo. É a primeira vez que as projeções do novo ramal apontam a sua chegada até uma estação localizada na cidade de Santo André.

Projeto antigo e decepção no ABC

A linha 20-Rosa é um projeto antigo que estava nas gavetas de projetos do Metrô de São Paulo e que foi desarquivado pela gestão de João Doria após anunciar que a Linha 18-Bronze não seria mais construída para ser operada como sistema de monotrilho e sim como uma linha de ônibus do tipo Bus Rapid Trânsit (BRT).

A decisão de mudar o modelo de transporte na Linha 18-Bronze foi tomada em julho e foi uma grande decepção para os moradores da região que esperavam a integração com o sistema metroferroviário da Capital. Na época o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, teve a incumbência de dar a notícia, mas anunciou compensações, uma delas foi a Linha 20-Rosa.

A outra medida compensatória para a região foi a “modernização” da frota na Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) da CPTM, que ganhou trens moderno, alocados da Linha 9-Esmeralda, com uma década de uso.

Mudança no traçado

No relatório não há justificativas sobre a mudança de traçado da Linha 20. Essa também não é a primeira mudança na linha, que inicialmente era prevista para ligar a Lapa até Moema e depois foi “esticada” até o Rudge Ramos.

A expectativa é que a linha transporte mais de 800 mil passageiros quando um dia estiver concluída.

Relatório de empreendimentos do Metrô de São Paulo

Caso você estiver interessado em ler o relatório completo e ter acesso a essa e outras informações, clique neste link que será direcionado ao documento na íntegra.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Ruan

Sou estudante, auxilar de redação e criador de conteúdo do Rede Noticiando. Games e música estão entre meus temas favoritos.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.