fevereiro 25, 2020

A CPTM recebeu parecer favorável do CONPRESP para realizar intervenções na Estação da Luz, na região central da capital paulista.

Segundo despacho publicado na edição do Diário Oficial da cidade de São Paulo desta quarta-feira, 12 de fevereiro, foi aceito o anteprojeto para “construção de passarela metálica provisória de ligação entre a plataforma central e a Praça da luz, para adequação de fluxo de pedestres da Estação da Luz”.

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) também foi favorável ao anteprojeto de novas coberturas junto aos elevadores que estão sendo instalados nas plataformas 1, 2 e 3 da estação.

A CPTM terá de seguir algumas recomendações no caso da passarela, entre elas diz repeito que a demolição do muro existente seja realizada por empresa e mão de obra especializada em obras de restauro, de forma a extrair e conservar os tijolos íntegros, para sua posterior reutilização.

Lembrando que a nova passarela é tratada como “provisória” pelo órgão municipal. A CPTM deve ainda informar ao Departamento do Patrimônio Histórico (DHP), órgão ligado a secretaria municipal da cultura, o tempo necessário em que será mantida a passarela no local.

O DHP será responsável por monitorar e acompnhar a a transitoriedade da passarela, pelo tempo acordado e que tome as devidas providências em caso de descumprimento ou irregularidades.

Agora a CPTM terá que procurar também a aprovação de órgãos estaduais e federais de preservação de patrimônio histórico.

Vale destacar que a estação é tombada por órgãos do patrimônio histórico desde 1982.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.