O edital de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deve sair em setembro de 2019.
A informação foi divulgada em um relatório de investimentos da Secretaria dos Transportes Metropolitanos cujo o Rede Noticiando teve acesso. O documento foi apresentando a investidores.
Segundo o documento, a assinatura do contrato de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda está previsto para 2020.
O documento mostra que as duas linhas devem receber investimentos de R$ 3 bilhões por parte da concessionária vencedora. O valor será usado para manutenção trilhos, ampliação de acessibilidade das estações, construção de passarelas, aperfeiçoamento de drenagem, modernização do sistema de controles de trem e energia, além da compra de novos equipamentos de manutenção.
O Estado deve investir cerca de R$ 581 milhões para completar a extensão Grajaú-Varginha na Linha 9-Esmeralda.
Os estudos de viabilidade devem ser concluídos até maio de 2019, diz o relatório.
Além da concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda , o relatório fala sobre outros investimentos em diversos setores do transporte no Estado de São Paulo. O Rede Noticiando trará em uma série de notícias, informações sobre cada tema.
Leia também
- Relatório mostra investimento na compra de novos trens e sinalização na CPTM
Secretaria nega existência do documento
Segundo informações do “Diário do Transporte“, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos diz que não reconhece o relatório, e que ainda não definiu as prioridades dos investimentos.
“A Secretaria de Transportes Metropolitanos desconhece o relatório divulgado sobre investimentos da pasta. Projetos e obras da Secretaria estão em fase de reconhecimento pela nova gestão para a definição de prioridades.”.
O documento, no entanto, circulou entre funcionários ligados a pasta.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.