agosto 10, 2022

Incrivelmente, algumas pessoas conseguem faturar, num único post do Instagram, cerca de 18 mil dólares. Obviamente, nem todos que trabalham na plataforma conseguem receber esses valores. No entanto, se bem trabalhado, o Instagram pode ser uma ferramenta muito rentável, especialmente em situações atreladas ao marketing pessoal.

No total, o Instagram possui cerca de 1 bilhão de usuários ativos. Por isso, essa plataforma é uma excelente oportunidade para mostrar a sua marca. Afinal de contas, milhões de pessoas poderão conhecer a sua empresa e comprar os seus produtos.

Entretanto, para que o trabalho no Instagram funcione, é preciso aplicar boas estratégias. Do contrário, seus posts não terão valor algum. Nos próximos parágrafos, você verá como aplicar boas estratégias de marketing no Instagram. Dessa forma, será possível utilizar a plataforma para fortalecer a sua marca. Leia este texto e saiba como fazer marketing pessoal no Instagram.

Crie uma conta apenas para o seu negócio

Por mais que seu perfil pessoal seja um sucesso e tenha muitos seguidores, o ideal é criar um perfil específico para sua empresa. Afinal, seus clientes não terão o menor interesse em suas selfies pessoais ou em suas viagens com sua família.

Quando se trata de vendas, as pessoas querem comprar algo que resolva o problema delas. Por isso, misturar posts pessoais com posts de trabalho pode não ser uma boa estratégia. Ademais, ao ter uma página só para o seu negócio, você pode criar tudo de forma minuciosa, desde o logo de sua marca até o estilo de suas postagens.

Deixe o seu perfil completo

Se você pretende que seu perfil pareça profissional, é necessário que todos os seus elementos estejam em equilíbrio. Ou seja, é preciso que haja coerência entre a bio, o nome da conta e as imagens publicadas. Ao escolher seu nome de usuário, procure algo que seja único, original e que remeta ao seu trabalho.

Nesse caso, seria interessante evitar nomes muito utilizados, como ann_77, ou maryosborn_1988. Afinal de contas, além de serem difíceis de lembrar, nomes assim não farão menção alguma a sua marca.

Para promover a sua empresa, você pode usar seu verdadeiro nome. Além disso, é possível colocar o nome de sua empresa ou uma frase de efeito relacionada ao seu negócio. Aliás, o nome do seu perfil pode ser inspirador, engraçado ou simplesmente formal. O mais importante é que esse nome apresente muito bem o seu negócio.

Preenchimento da bio

Além das explicações anteriores, também é muito importante tratar com cuidado o preenchimento da bio. Em algumas situações, escrever uma bio pode ser difícil, pois falar sobre si mesmo pode ser complexo. Para facilitar essa tarefa, você verá algumas sugestões sobre o que escrever nesse espaço:

  • Suas habilidades;
  • Frases inspiracionais ou engraçadas;
  • Palavras-chave e hashtags de sua marca;
  • Colocar algum link direcionado ao seu site.

A bio do Instagram pode ser alterada de modo ilimitado. Ou seja, é possível trocar o texto sempre que você achar melhor. Aliás, a seção da bio é o único local do Instagram onde é possível adicionar links clicáveis. Por isso, esse local é perfeito para divulgar sites, blogs e até mesmo canais do YouTube.

Organize o seu conteúdo

Qual é o objetivo da sua página no Instagram? Você pretende fortalecer a sua marca, captar clientes e ganhar mais seguidores? Se seu objetivo é esse, será preciso organizar bem o conteúdo de seu perfil. Afinal de contas, as pessoas só participarão de sua página se gostarem de seus posts. Por isso, é muito importante planejar minuciosamente o conteúdo das postagens.

Se você busca promover a marca de sua empresa, primeiramente, é preciso pensar em seus clientes. O que eles buscam? Quais redes sociais eles gostam de usar? Quais tipos de posts eles tendem a engajar (curtir, comentar e compartilhar)?

Para descobrir essas informações, você pode fazer experimentos com suas postagens. Por exemplo, você pode mesclar posts inspiradores, engraçados e pessoais em sua página. Nesse caso, seria interessante postar citações, vídeos ou animações e ver quais desses posts geraram mais engajamento. Após descobrir essa informação, basta continuar trabalhando nos posts que deram resultado.

Promoção da própria marca

Se seu objetivo é expandir a própria marca, é interessante transmitir uma imagem profissional. Ou seja, seu público deve perceber que você conhece bem o seu nicho e sabe o que está fazendo. As pessoas devem ter motivos para respeitarem o seu trabalho e te tratarem como autoridade em sua área.

Portanto, é muito importante que, em alguns posts, você mostre o seu ponto de vista. Além disso, é necessário participar de eventos onde você mostre e fale sobre seu trabalho. Dessa forma, seu público terá ainda mais respeito pelo seu conteúdo, pois perceberá que você não é amador.

Para obter sucesso no Instagram, é preciso ser consistente em seus posts. Por isso, é necessário postar o máximo que você puder. Contudo, não adianta nada fazer posts aleatórios só para preencher espaço. É preciso que as postagens tenham coerência e que sejam atraentes para o público.

Observe seus concorrentes

É muito importante estudar o conteúdo que seus concorrentes postam, sejam perfis grandes ou pequenos. Assim, ficará mais fácil saber que tipo de post funciona com seu público ou não.

É preciso pesquisar esses perfis e analisar os posts que têm o maior número de visualizações, comentários e curtidas no instagram e comentários. Além disso, é muito importante estudar as fotos postadas, pois podem servir como inspiração para o seu perfil.

No entanto, se inspirar nos concorrentes não quer dizer que você vai copiar a postagem deles. Por mais que você se inspire em alguém, é importante que seus posts tenham autenticidade. Ou seja, suas postagens devem ter um toque único e original, pois é isso que trará as curtidas de seu público.

Traga personalidade para o seu perfil

Por mais que um perfil seja voltado para sua marca, é importante que as pessoas percebam que existe um ser humano por trás dele. Existem empresas cujas postagens focam apenas em citações, artigos e fotos de seus produtos. Geralmente, essas páginas têm um ar muito formal e, por conta disso, tendem a não atrair o público.

Ao fazer seus posts, procure se comunicar da mesma forma que você falaria com seus amigos e sua família. Pergunte a opinião dos usuários, inicie discussões e aja como você mesmo. Se possível, você pode emitir uma opinião sobre algo que te incomoda. Isso fará o público se identificar e se aproximar de você.

Poder do storytelling

Um dos motivos do storytelling ser tão popular é justamente a personalização dos perfis. Nesse recurso do Instagram, é muito claro o toque pessoal que os criadores trazem para suas páginas. Aliás, é por meio do storytelling que muitas pessoas criam histórias visando se aproximarem de seus seguidores.

Quando bem utilizado, esse recurso permite que as pessoas tenham empatia por você. É muito comum alguém ver um storytelling de seu influenciador favorito e comentar coisas como “Isso aconteceu comigo”, “Eu sinto a mesma coisa”, “Também passei por isso”, entre outros.

Ao executar essa estratégia, há uma boa chance de captar mais seguidores, pois muitas pessoas se sentirão identificadas com você. Inclusive, esse tipo de humanização tende a gerar mais engajamento que as fotos postadas de modo formal.

Mostre sua página em outras plataformas

Semelhante a outras redes sociais, as páginas do Instagram também podem ser divulgadas em outras plataformas. É possível divulgar sua página em seu blog ou em seu site. Ademais, é possível fazer posts no Twitter e no Facebook falando de seu perfil no Instagram. Dessa forma, será possível trazer pessoas de outras redes sociais para seu perfil.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Wagner Santos

Apaixonado por tecnologia, marketing digital e SEO com 31 anos e 8 de atuação nessas áreas, sou criador da Revista de Marketing e vários outros projetos online. Sempre buscando aprender o que a de melhor e mais atualizado sobre esses assuntos para trazer as melhores respostas para dúvidas nesse meio.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.