outubro 4, 2022

Alguma vez paraste para pensar porque é que, sempre que pesquisas algum tópico no Google, de repente o teu “feed” é bombardeado com publicidade relativa a esse tópico? Ou, quando viajas para uma outra cidade, ou país, de repente aparecem-te anúncios relacionados com a cidade onde estás? Ou, o mais estranho de todos, numa conversa com amigos, falas de um restaurante com determinadas características, e por graça divina, deparas-te com sugestões no teu telemóvel, enumerando vários restaurantes, com essas mesmas características?

Depois do escândalo com o Facebook sobre monitorar e rastrear os nossos dados, levantaram-se muitas questões sobre este procedimento que põem em causa a privacidade de cada um. E o Google, sendo o maior motor de busca de toda a internet, é privilegiado com o conhecimento, não só das nossas pesquisas, como da nossa localização e de outro tipo de informações pessoais. Isto porque, muitos usuários também utilizam serviços do Google, como contas Gmail, contas Google, Youtube, Fotografias do Google e muito mais. E o que é que o Google faz exatamente, com esse conhecimento? E mais importante, como não ser espionado pelo Google?

Modos de rastreamento do Google

Conforme falado em cima, o Google tem acesso às nossas pesquisas, que lhe fornece várias informações sobre nós, que são consideradas como dados, onde posteriormente são recolhidos e arquivados. Esses dados são fornecidos através de:

Localização – Os dados sobre os teus sítios preferidos ou sítios que frequentas com regularidade são arquivados na função “Timeline”. Iremos mais abaixo explicar-te como desativar a localização no Google Chrome.

Pesquisas – Qualquer atividade tua a usar o Google App são arquivadas na função “Activity Logs”. Desde o histórico de todas as tuas pesquisas e até mesmo pesquisas de voz, até à informação que está no teu dispositivo Android.

Fotografias – Ao veres imagens do Google, as tuas imagens são localizadas na nuvem. E a própria nuvem está armazenada nos servidores do Google.

Youtube – Da mesma maneira que o Google recolhe o teu histórico de dados, tudo o que pesquisas no Youtube será recolhido da mesma forma, uma vez que o Google é dono do Yoube, desde 2006.

Qualquer serviço fornecido pela Google, como o teu email, através da conta Gmail, pode ser rastreado, tal como Google Docs, Google Drive, Google Calendar, etc.

Como não ser espionado pelo Google?

Podes agir de várias maneiras para impedires que o Google aceda às tuas informações, a principal é desativar localização Google Chrome e também desativar a localização Google Chrome pc. A principal forma é através da Vpeen. Ao instalares a VPN extension Google Chrome pc vais automaticamente encriptar todos os teus dados, incluindo a tua localização. Assim, vais desativar a localização do Google Chrome Pc. Deves fazer a extensão VPN, para todos os teus dispositivos informático e principalmente no teu telemóvel, pois é o que anda sempre contigo e o ideal para rastrear a tua localização. Ou seja, deves instalar Vpn para Chrome em todos os dispositivos em que uses o Chrome. 

Como tirar a localização do Google?

Para desativar a localização do Google, deverás aceder ao Google “Location History”, clicar em “Gerenciar Histórico e Localização” e virar a chave para desativar a função.

Também deves certificar-te que as tuas aplicações têm a localização desativa. Para isso basta ires às definições do teu telemóvel e clicar em “Privacidade”. Aí vais ver uma lista de todas as tuas aplicações que usam os dados da tua localização. Podes desativar a localização manualmente. 

Como parar o rastreamento?

Para além da instalação do VPN para Chrome, deves também desativar o rastreamento do Google Chrome, pois, sendo o Chrome um excelente sistema de navegação, ele envia todos os teus dados para o Google. Apara isso basta acederes ao controlo de Atividades do Google e desliga a chave da “Atividade da Web e apps”. 

Não foi confirmado se é possível rastrear as nossas informações através no microfone, no entanto, se preferires jogar pelo seguro, para desativares o acesso ao teu microfone deverás aceder às definições do teu telemóvel, ir a “Privacidade”, clicar em “Permissões” e selecionar o “Microfone”. Aí podes desativar o acesso ao microfone a todas as aplicações que querias, especialmente aplicações como Google Home, Google Maps e Chrome. 

Como saber se estou a ser monitorado pelo Google?

Se nunca desligaste as funções que foram acima referidas, não tenhas nenhuma dúvida: estás a ser rastreado. Não é por acaso que, sempre que inicias uma pesquisa, aparecem-te durante dias anúncios correspondentes a esse tópico. 

Poderias pensar, mas afinal qual é o mal? 

Esta questão tem sido abordada por muitos, ao tentarem decifrar até que ponto esta coleta em massa de dados poderá ser prejudicial para o indivíduo. Numa coisa todos concordam: a nossa privacidade está a extinguir-se. Apesar da nova era das redes sociais, onde a maioria tem o costume de partilhar várias partes das suas vidas, a opção de escolha entre o que queremos partilhar e o que não queremos está-nos a ser tirada. E muitas vezes nem o sabemos. 

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando – A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.