CBTC deve ser instalado em todas as linhas do Metrô até julho de 2021

CBTC deve ser instalado em todas as linhas do Metrô até julho de 2021
Trem Alstom que circula nas linhas do Metrô de São Paulo (Foto: Créditos ao autor)

O Metrô de São Paulo pretende concluir a instalação do sistema CBTC que diminui o intervalo entre as composições até julho de 2021.

O objetivo do Metrô é diminuir o intervalo entre os trens com a implantação do CBTC, um moderno sistema de sinalização e controle, em todas as linhas.

O sistema CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação vai permitir a redução do intervalo entre os trens e a maior oferta de lugares.

Em 2019, o tempo médio de espera no sistema foi de 2 minutos e 12 segundos. Na Linha 4-Amarela, onde o CBTC já funciona, o intervalo médio, nos horários de pico, foi de 1 minuto e 50.

Em março, o Metrô terminou de implantar o CBTC na Linha 2-Verde. Na Linha 1-Azul, a tecnologia deve estar disponível até dezembro, e na Linha 3-Vermelha, até julho do ano que vem.

Outro ponto que deve ajudar ainda mais na redução de interferência na circulação dos trens é a instalação das portas de plataforma em todas as estações. Nas três linhas operadas diretamente pelo Metrô, só cinco estações possuem portas automáticas.

A meta do Metrô de São Paulo é concluir a instalação dos equipamentos em todas as estações até 2023.

*Com informações da Rádio CBN

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando, um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *