A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou um projeto de lei que autoriza o governo estadual a contrair até R$ 603 milhões para realizar as desapropriações necessárias para que as obras da futura Linha 18-Bronze possam ser iniciadas.

Embora um projeto de lei do próprio executivo, foi preciso uma emenda de um deputado da oposição, para que o monotrilho do ABC Paulista fosse incluído no texto, que tratava de valores de desapropriação para as linhas 13-Jade, da CPTM, e 15-Prata, do Metrô.

Apesar disso, segundo o jornal Diário do Grande ABC, o líder do governo, Carlão Pignatari, afirmou que o governador João Doria deverá sancionar o projeto.

A autorização por parte da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo já existe desde 2015, entretanto, o governo estadual na época não conseguiu empréstimos porque a União o considerava incapaz de assumir dívidas.

O impasse durou anos e só foi resolvido no final de 2017 com a mudança dos critérios do Tesouro Nacional, que passou a considerar o Estado de São Paulo, capaz de receber financiamentos. O governo federal é avalista das unidades federativas e por isso pode vetar um empréstimo.

Contratada em 2014, a Linha 18-Bronze é uma Parceria Público-Privada plena, que envolve a construção e operação do modal de monotrilho por um percurso de 14 km e 14 estações entre São Bernardo do Campo e a Estação Tamanduateí, na região de Vila Prudente, passando por Santo André e São Caetano do Sul.

A concessionária Vem ABC venceu a licitação e tem mantido interesse em tocar o projeto, apesar do enorme atraso. Não se sabe, porém, se a empresa Scomi, contratada pela concessionária para fornecer o material rodante, conseguirá cumprir sua parte no projeto já que passa por sérios problemas financeiros.

A gestão estadual já deu sinais que pode mudar o projeto de monotrilho para Veículos Leve Sobre Trilhos (VLT) ou BRT. São sistemas menores e com intervenções viárias mais graves na região, que já sofre com altos índices de congestionamentos.

O governo corre contra o tempo porque o decreto de desapropriação completará cinco anos até o final de 2019 e irá caducar, ou seja, perderá validade. Com isso será preciso recomeçar todo o processo, o que pode atrasar ainda mais a promessa de levar o Metrô para o ABC Paulista.

Leia também

Rede Noticiando participou na noite desta terça-feira, 5 de fevereiro, de uma reunião com o Presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira. Confira a série de notícias sobre esse encontro:

– Presidente do Metrô fala em aposentar os trens da frota E caso Leasing seja viável

– Protocolos e procedimentos de segurança serão revisados diz presidente do Metrô

– Processo de licitação sobre as linhas 6-Laranja e 17-Ouro já estão sendo preparados, diz presidente do Metrô

– Presidente do Metrô fala sobre a instalação de portas de plataforma e a conclusão da implantação do sistema CBTC

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Profissional e estudante de enfermagem, pesquisador, analista financeiro e de mídias sociais. A informação é o meu esporte!
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Ryan Jimmy says:

    Elogios do dia
    você é um homem de negócios ou mulher? Você precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio? Você precisa de empréstimo para liquidar sua dívida ou pagar suas contas ou iniciar um bom negócio? Você precisa de fundos para financiar seu projeto? Oferecemos serviços de empréstimo garantido de qualquer quantia e para qualquer parte do mundo para (pessoas físicas, empresas, corretor de imóveis e órgãos corporativos) em nossa taxa de juros super de 2% .Para a aplicação enviar respostas para o e-mail sobre o assunto desta mensagem. E-mail de contato: ryanjimloanfirm@outlook.com

  2. Stella Hartmann says:

    Meu nome é Stella, estou usando esta oportunidade para informar a todos como consegui meu empréstimo de 50000 Euros de uma mulher que me ajudou no mês de 4 de fevereiro de 2019. Fui enganado por 2 credores no ano de 2018 até que um amigo de meu todo conseguiu um empréstimo de 20000 euros desta mulher me apresentou a ela e com boa fé e coragem eu decidi aplicar novamente em 31 de janeiro, mas para minha maior surpresa minha conta foi creditada em 04 de fevereiro com a quantia de 50000 euros que eu Requeridos. Qualquer pessoa que precise de um empréstimo neste 2019 deve entrar em contato com essa mulher por meio deste e-mail: JOYCESMITHLOANLENDERCOMPANY@GMAIL.COM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.