Rio de Janeiro lança alvará automatizado para abrir empresa em 40 minutos
Tecnologia a favor do empreendedor deve ser lançada no final do ano para todas as cidades do Estadi
Alguns empresários sabem que abrir uma empresa é quase uma gincana, cheia de etapas, que culminam no tão sonhado alvará de funcionamento. Mesmo assim, o número de empreendedores no país não parou de crescer nos últimos anos, apesar de toda a crise que a pandemia de Covid-19 trouxe. Para quem se enquadra no MEI, fica mais fácil o processo de abertura, que pode ser online, sem precisar da ajuda de um contador. Mas agora a tecnologia pretende tornar esse momento ainda mais rápido, quase instantâneo. É o alvará automatizado, que sai em 40 minutos e tem previsão de estar em funcionamento em várias cidades do Rio de Janeiro até o fim do ano.
Quando a novidade é boa, a maioria sempre concorda. É por isso que 85 prefeituras fluminenses já aderiram ao convênio com o alvará automatizado, de acordo com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA).
Como funciona
A ferramenta já está disponível para os empreendedores da cidade de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras; com ela, é possível que as empresas categorizadas de baixo risco recebam contrato social, CNPJ, inscrição estadual, alvarás do município, do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e do INEA logo após o registro, em uma média de 40 minutos.
O objetivo é estimular a abertura de novas empresas, promover uma redução nos custos e no tempo de criação do empreendimento para os empresários fluminenses, além de gerar mais empregos para os moradores da região. A iniciativa também beneficia a população, pois viabiliza a oferta de novos serviços e produtos.
Tecnologia a favor do empresário
A tecnologia tem ajudado a agilizar muitos processos de abertura de empresas, acompanhamento de processos e identificação da documentação necessária. Com o sistema digital, o tempo, que era de cerca de 2 meses para conclusão da abertura da empresa, caiu drasticamente. O resultado dessa agilidade é visível nos números.
De acordo com a JUCERJA, foram abertas 34.828 novas empresas no estado do Rio no primeiro semestre de 2022, um recorde histórico que significa um crescimento de 10%, em relação às empresas abertas no mesmo período de 2021.
Mesmo com toda a agilidade que traz o alvará automatizado, para alguns empresários, ainda há um caminho a percorrer. Quem precisar de um espaço físico para funcionar ainda terá que pesquisar por casas à venda no Rio de Janeiro, ou para alugar. O mais importante é colocar na ponta do lápis as opções e planejar a solução mais viável para o negócio.
REDE NOTICIANDO
Siga nossas redes sociais e fique bem informado!
Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.
Rede Noticiando — A serviço da informação!