novembro 27, 2022

Equilíbrio hormonal está relacionado a vários ganhos à saúde feminina, garantindo a prevenção de doenças e o alívio de sintomas

Todos sabemos que a prática de exercícios físicos é importante para a saúde de homens e mulheres. Uma vida ativa e não sedentária está relacionada à melhora do humor, combate ao estresse, melhora do condicionamento físico e prevenção de uma série de doenças. Alguns desses aspectos positivos estão relacionados a liberação e regulação dos hormônios, fazendo com que os sistemas do corpo humano funcionem de maneira adequada. Entenda um pouco mais como e por que isso acontece, além de quais são seus impactos na saúde feminina.

Qual tipo de exercício é mais importante?

De acordo com especialistas, não existe um tipo de exercício que seja mais importante, e toda atividade física é benéfica. Isso significa que tanto exercícios aeróbicos quanto exercícios anaeróbicos são importantes para proporcionar ganhos à saúde, sendo ideal conciliar os dois tipos para potencializar ganhos para o corpo.

Enquanto os exercícios aeróbicos priorizam o funcionamento do sistema cardiorrespiratório, em atividades como corrida, caminhada, natação, ciclismo e muitas outras, os exercícios anaeróbicos enfatizam o ganho de massa magra e o aumento da resistência muscular, através de treinos com utilização de pesos como na musculação.

Como otimizar os ganhos da atividade física?

É muito importante não exagerar na atividade física, já que, quando feita em excesso, os efeitos podem ser negativos, sobrecarregando articulações, perda da massa magra, aumento da fadiga, maior risco de lesões, perda do apetite e da disposição, entre outros.

O recomendável para uma pessoa adulta comum é dedicar pelo menos 150 minutos por semana à realização de exercícios físicos. Essa quantia semanal pode ser dividida a critério do praticante, de acordo com sua disponibilidade de tempo. É possível separar em treinos mais curtos, durante mais vezes na semana, ou em treinos mais longos, durante uma menor quantidade de dias.

Quais os principais hormônios que podem ser liberados pela atividade física?

Endorfina: ao iniciar a atividade física (e durante toda a realização), o corpo libera essa substância, que é um hormônio ligado ao relaxamento que aciona a sensação de prazer e bem-estar.

Cortisol: aqui, acontece uma reação em cadeia. O aumento do cortisol no sangue provoca o aumento, por consequência, da adrenalina, o que faz com que o praticante tenha energia para executar os treinos completos. Além disso, a substância também está relacionada ao aumento de interleucina, uma proteína responsável pelo aumento da imunidade.

Insulina: a liberação de interleucina auxilia no processo de liberação de insulina no corpo, ajudando a manter o nível de açúcar no sangue equilibrado e prevenindo diabetes.

Testosterona: o hormônio testosterona é muito importante para o aumento de força e desenvolvimento dos músculos, não somente para os homens. Com isso, também fortalece os ossos, promove a perda de gordura e ajuda a fornecer mais energia.

Quais são os efeitos na saúde da mulher?

A regulação hormonal desencadeia uma série de benefícios à saúde feminina, entre eles o alívio de sintomas da TPM, como estresse e cólicas. Para gestantes, a atividade física tem capacidade de reduzir em até 60% o risco de depressão pós-parto, além de auxiliar na perda de peso após o nascimento. Além disso, a prática está relacionada à melhoria dos sintomas da Síndrome de Ovários Policísticos.

Como ter energia para praticar exercícios?

É importante se atentar à dieta para ter energia e disposição durante a execução dos exercícios. A ingestão de nutrientes variados e de suplementos vai garantir a continuidade nos treinos e proporcionar um leque mais amplo de resultados. Muitas mulheres têm medo de usar whey protein ou creatina e engordar, mas, com o acompanhamento de um nutricionista, não tem como dar errado, ganhando mais ânimo e potencializando os efeitos positivos.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *