A linha 20-Rosa do Metrô de São Paulo, que foi concebida para ligar a capital paulista até a região industrial do ABC. Ela foi expandida no ano passado, passando a ter como planejamento 28 estações ao longo de 27 km de extensão.
Tida como a solução para os moradores do ABC após o cancelamento da Linha 18-Bronze de monotrilho, curiosamente, os moradores da região terão que esperar (ainda mais) pela chegada de uma linha de metrô convencional. Segundo o Relatório Integrado do Metrô de São Paulo, o trecho prioritário que será implantado será entre as estações Lapa e São Judas, com uma extensão operacional de aproximadamente 15 km, 17 estações e 1 pátio de estacionamento e manutenção.
O trecho entre São Judas e Prefeito Saladino (Santo André), onde fará conexão com a linha 10-Turquesa da CPTM ficará para a segunda etapa.
A proposta da linha 20-Rosa é ter uma configuração perimetral, importante para a articulação dos eixos radiais, essa linha irá estruturar a rede metroferroviária e os corredores de transporte, interligando as regiões Oeste, Sudoeste e Sul do município de São Paulo com os municípios de São Bernardo do Campo e Santo André na região Sudeste da RMSP, segundo diz o relatório.
O projeto funcional do novo ramal está em fase de licitação. Após essa fase, que é o primeiro dos projetos para uma linha, será possível elaborar o projeto básico, seguido do executivo que possa permitir o início das obras.
Quem quiser ver o Relatório Integrado de 2019 do Metrô de São Paulo é só clicar aqui.
Transporte sobre trilhos
Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.
Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.
E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram