julho 5, 2022

Descubra quais são as atitudes que fazem você gastar mais ao invés de economizar!

Nem sempre as ações que te motivam a comprar, mesmo com descontos, te fazem economizar. Hoje vamos falar sobre o que faz você gastar mais do que economizar e como você pode mudar isso.

Em algumas situações, a economia pode acabar virando um gasto a mais caso você queira economizar. Essas ações, muitas das vezes, acontecem sem nem percebermos.

Com isso, hoje trouxemos algumas dicas para evitar que você caia no erro de gastar mais quando na verdade está pensando que está economizando. Confira a seguir e entenda!

5 coisas que fazem você gastar mais ao invés de economizar

Confira a seguir quais são as atitudes que fazem você gastar mais e o que fazer para evitar isso.

Comprar duas unidades de um produto para ter desconto

Muitas das vezes algumas lojas fazem ações promocionais dizendo que ao comprar duas unidades de um determinado produto, você terá um desconto.

Mesmo que essa proposta seja tentadora, nem sempre quer dizer economia.

Para exemplificar isso, se você compra um determinado produto com 30% de desconto na segunda unidade, que possui um valor de R$ 100, você gastaria mais R$ 70 na segunda unidade.

O problema é que você só precisava de um produto, e quando faz essa compra para obter o desconto, gastará mais do que o necessário.

Segundo especialistas no assunto, é necessário que o consumidor avalie qual a real necessidade de obter aquele determinado produto, e não do desconto.

Isso porque quando é oferecido um desconto em algum produto, você é tentado a levar um produto que não precisa. Não precisa analisar o valor em si, mas a necessidade de comprá-lo.

Comprar determinado produto para ganhar um cupom ou brinde da loja

Muitas lojas fazem ações promocionais que funcionam da seguinte forma: ao comprar um produto ou determinado valor na loja, você poderá ganhar um brinde ou um cupom de desconto para usar na próxima compra.

Mesmo que pareça ser um bom negócio, isso significa apenas que a empresa está fazendo com que você compre a mais do que realmente precisa ou é necessário.

Essas ações incentivam a compra, e essa é a função da empresa: vender mais. A parte do consumidor é pensar na necessidade de obter o produto antes de comprar.

Quando a decisão de compra é consciente, o cliente passa a economizar mais ao invés de gastar além do necessário.

Fazer estoque de um produto sem precisar

Essa atitude também pode ser prejudicial para a sua saúde financeira e acabar fazendo com que você gaste mais ao invés de economizar.

Nem sempre fazer estoque de um produto é uma boa opção, pois você pode acabar ficando sem dinheiro no final do mês, prejudicando todo o seu orçamento.

Em momentos em que a inflação está baixa, não é interessante fazer estoque de produtos, justamente por influenciar na falta de dinheiro no fim do mês.

Esquecer que o barato sai caro

Com certeza você já ouviu falar sobre esse ditado, mas muitas das vezes esquecemos disso.

Quando você compra um produto com uma qualidade muito inferior apenas porque está mais em conta, em um intervalo pequeno de tempo você poderá precisar comprar novamente aquele mesmo produto.

Essa é uma das coisas que fazem você gastar mais ao invés de economizar. Em produtos como móveis e eletrodomésticos, vale mais a pena investir em produtos bons e mais caros, mas que irão durar bem mais tempo do que comprar um de valor baixo mas que irá quebrar ou ficar ruim logo.

Outro exemplo é em relação a contratação de seguros auto, onde muitas pessoas acreditam que não contratar vai fazer com que ela economize, mas existem opções mais em conta, como o seguro auto parcial, que podem te ajudar em casos de roubo de veículo.

Porém, nesse caso, você também deve avaliar se compensa ter um seguro completo no caso de acidentes, para ver se não está deixando de pagar por um seguro melhor achando que está economizando e não estando.

Compreender sua real necessidade é a melhor opção nesse caso.

Contratar pacotes de combos e não usufruir de todos os serviços

Outro exemplo clássico de atitudes que fazem você gastar mais ao invés de economizar é contratar combos de serviços e não usar todos eles.

Quando você escolhe a opção de fechar um combo ao invés de contratar apenas um serviço, pode estar achando que é uma boa economia, mas já parou para pensar se todos os serviços serão úteis a você?

Muitas empresas costumam incluir serviços que não são interessantes ao cliente apenas para aumentar o valor da contratação. 

Justamente por isso é interessante pesquisar e fazer comparações com outros combos de empresas diferentes e analisar qual valor vale mais a pena.

Ter um controle financeiro é essencial. Coloque essas dicas em prática e veja como evitar atitudes que fazem você gastar mais ao invés de economizar.

Texto de Jeniffer Elaina, da Smartia.com.br

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando – A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.