setembro 30, 2022

A luz é um aspecto fundamental da humanidade. E isso vem desde nossos primórdios: o ser humano responde às rotinas diurnas, e é por meio da luz que as nossas sensações são ativadas — algo que a fotografia e os filmes conhecem muito bem. Mas, dentro de casa, a perspectiva é diferente: uma iluminação mal aproveitada pode, por exemplo, transformar um ambiente aconchegante em algo menos acolhedor.

As possibilidades para iluminação são inúmeras. E, claro, cada uma delas tem uma função diferente, com diferentes usos, a depender do ambiente. A grande questão é: qual tipo é indicado para cada espaço? 

É um fato que a iluminação pode ser uma grande aliada, mas é importante destacar o quanto sua aplicação precisa ser muito bem planejada.  O principal é deixar bem claro o propósito daquele produto. 

Pensando nisso, vamos explorar os diferentes tipos de iluminação e em quais ambientes eles são mais indicados. Confira!

Spot industrial com barra fixa

A maior vantagem desse tipo de iluminação está na possibilidade de criar um foco de luz, posto que os spots permitem um direcionamento em 360º. Na prática, é como criar um destaque no ambiente para algum objeto mais especial, como um quadro ou um móvel. O único ponto de atenção na hora de instalar essas luminárias é estar atento à distância necessária entre o spot e o objeto a ser iluminado, que varia de material para material.

Os spots em barra fixa são muito harmônicos com o ambiente e se comportam muito bem em salas e quartos, especialmente perto de bares, estantes e móveis de destaque.

Balizador

As luzes balizadoras servem tanto na função de iluminar, quanto na de sinalizar. Assim, são comuns em ambientes externos, como em escadas, corredores e jardins — e combinam especialmente para a iluminação noturna de algumas plantas e árvores de destaque.

Um uso interessante dos balizadores pode ser feito para casa com crianças e idosos, sobretudo quando são instalados em corredores e mais próximos ao chão. Nesses casos, além de harmônicos com o ambiente, também trazem uma segurança maior durante a noite para caminhar entre os cômodos.

É importante ressaltar que para em ambientes externos, como jardins, as lâmpadas precisam ser blindadas, pois isso evita curtos elétricos causados pela chuva ou umidade, além de garantirem mais tempo de uso.

Abajur

O tão famoso abajur tem duas funções: a de iluminar e também de item de decoração. A variação de tamanho e tipos de cúpulas é imensa, e existem modelos com luzes direcionadas, com cúpulas leitosas, assim como outros que têm um tamanho diminuto. 

O abajur é ideal para o ambiente interno, principalmente quartos, salas e escritórios, como aquele tradicional para se ter na mesa de cabeceira. 

Iluminação embutida em mármore

É consenso que o uso de revestimentos de mármore deixa os ambientes mais luxuosos. A própria pedra se torna uma obra de arte; afinal, cada tipo tem um desenho único. Mas o que muita gente não sabe é que é possível aliar a beleza do mármore com uma boa iluminação e extrair o melhor dos dois mundos.

O uso do mármore translúcido é ideal para bares, uma vez que possui veios que são quase transparentes e deixam vazar a iluminação interna. Se sozinha a pedra já remete ao luxo, com iluminação embutida ela fica ainda mais sofisticada. 

São muitas as possibilidades de uso, e uma sugestão é utilizar em ambientes que tenham possibilidade de contemplação, como um balcão de bar central em uma sala de estar. A iluminação é toda embutida, e, para isso, é necessário cortar a peça com uma serra mármore para acessar seu interior. 

Esse tipo de iluminação também pode ser aplicado a outras pedras com as mesmas características, tanto em ambientes externos, quanto internos.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando – A serviço da informação!

Igor Roberto

Graduando em Direito, formado em Enfermagem e Gestão Pública. É o criador do Rede Noticiando e escreve sobre temas relacionados à mobilidade urbana no Estado de São Paulo. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.