julho 4, 2022

O verão traz mudanças na rotina que influenciam a estética e saúde capilar, sendo importante adotar cuidados específicos às necessidades identificadas nessa estação.

Os cuidados também variam de acordo com o tipo de cabelo, de forma que entender as particularidades do fio é fundamental para uma atenção mais personalizada. Por isso, elaboramos esta pauta com dicas saudáveis próprias para o período.

1. Higienização dos fios

A higienização dos fios deve ser mais frequente no verão devido à maior tendência ao suor, incluindo no couro cabeludo, influenciando a retenção de sujeiras e oleosidade da raiz e da haste.

Também é importante higienizar os fios de acordo com as práticas de atividades externas, principalmente ao fazer exercícios físicos.

Para lavar os cabelos, o recomendado é usar um xampu específico ao tipo de cabelo, como mais seco ou oleoso, e optar sempre pela água em temperatura fria ou morna.

2. Cuidados após entrar no mar e piscina

Um dos principais vilões à saúde capilar no verão é a exposição frequente à água da piscina, com cloro, e do mar por conter sódio.

Para reduzir os danos a recomendação é investir em um creme sem enxágue, além disso, manter os cabelos presos em um coque reduz a exposição dos fios à água.

Outra dica é lavar os fios com água doce logo que sair do mar ou piscina, preferencialmente reaplicando o creme.

3. Exposição solar

Seja na piscina, na praia ou mesmo em atividades ao ar livre é fundamental ter maior atenção com a exposição solar que pode aumentar o ressecamento dos fios, agravar a tendência de quebra e desgastar a cor dos fios.

Para reduzir esses danos, a recomendação é investir em um protetor térmico ou creme sem enxágue com proteção solar para os fios, reaplicando sempre que entrar na água.

4. Frequência de hidratação

As temperaturas mais elevadas aumentam a tendência de ressecamento dos fios, especialmente em pessoas que já apresentam fios mais secos, como os cacheados e crespos.

Nesses casos, a dica é intensificar a rotina de hidratação ou adaptar o cronograma capilar às necessidades do cabelo durante a estação.

Caso esteja habituada a hidratar uma vez na semana, por exemplo, considere fazer duas vezes na semana.

Além disso, não abra mão do condicionador durante o banho e da finalização com um leave-in ou creme sem enxágue, a depender da textura do fio.

5. Prender os fios

Com o calor, muitas pessoas tornam-se mais adeptas dos penteados presos, como o rabo de cavalo, tranças e coques.

Não há problemas em usar esses penteados, entretanto, é importante evitar elásticos ou acessórios que facilitem a quebra do fio ou penteados com muita tração, que machucam o couro cabeludo e favorecem a queda.

Também é importante evitar deixar o fio preso quando estiver molhado, o que favorece irritações fúngicas no couro cabeludo.

6. Boné e chapéus

Uma dica extra para proteger os cabelos durante o verão é o uso de bonés e chapéus, reduzindo a exposição dos fios ao sol, o que é importante especialmente na praia ou em atividades e eventos ao ar livre.

Para pessoas com alopecia androgenética que tem o couro cabeludo calvo o uso desses acessórios é importante para prevenir queimaduras na cabeça.

Mas é importante lembrar que o uso frequente desses adereços pode acarretar maior oleosidade aos fios.

7. Aparelhos térmicos

O uso de aparelhos e modeladores térmicos deve ser ponderado durante todas as estações, mas no verão avalie a possibilidade de deixar os cabelos secarem naturalmente com mais frequência.

Caso opte pelo uso dos aparelhos, sempre faça uso do protetor térmico antes do equipamento de calor.

8. Intervalo entre procedimentos

Devido às festas e diversos eventos do verão, muitas pessoas reduzem o intervalo entre os procedimentos químicos, como descoloração, tintura e progressivas.

A frequência dessas técnicas podem causar danos severos ao fio, comprometendo a estrutura da haste capilar e aumentando a tendência de ressecamento, quebra e queda, que já é intensificada no verão.

Dessa forma, evite procedimentos químicos com intervalos menores do que um ou dois meses e invista em mais hidratações no período.

9. Alimentação e consumo de água

Um dos principais cuidados com o cabelo em todas as estações é investir em uma alimentação balanceada e hidratação apropriada com consumo de água.

A alimentação contribui na provisão de nutrientes que são essenciais à saúde dos cabelos, garantindo a resistência dos fios, mas também o brilho e maciez.

Já o consumo de água é fundamental para manter o organismo hidratado, o que é ainda mais importante no verão e garante o funcionamento adequado de todo o corpo, incluindo a saúde dos cabelos.

10. Buscar auxílio médico especializado

Por fim, caso todos os cuidados com os cabelos no verão não sejam suficientes e o fio ou couro cabeludo apresentem sinais indevidos, como fraqueza, coceira, queda ou quebra de cabelo é importante buscar ajuda especializada.

Além disso, pacientes com calvície masculina, por exemplo, podem ter manchas, pintas ou verrugas no couro cabeludo, demandando assistência especializada para identificar a possibilidade de câncer de pele e iniciar o tratamento mais apropriado.

De modo geral, o verão é naturalmente a estação do ano em que as pessoas mais tendem a sair, se expôr ao sol e a banhos recreativos, portanto, se faz necessário tomar os devidos cuidados para manter a aparência desejada e a saúde perfeita.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando – A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.