Nesta terça-feira, 29 de maio, a paralisação nacional dos caminhoneiros entrou em seu nono dia. Diversas áreas estão com dificuldades devido à escassez do óleo diesel, entre elas o transporte coletivo.

Os ônibus da SPTrans e da EMTU na Região Metropolitana seguem operando com frota reduzida,  o rodízio de carros em São Paulo segue suspenso. Os trens do Metrô e da CPTM iniciaram a operação comercial pontualmente às 4h e irão funcionar até à 1h.

Confira como foi o transporte público na manhã desta terça-feira, 29 de maio.

Ônibus da SPTrans

Na capital paulista, de acordo com a São Paulo Transportes (SPTrans), na faixa horária entre 7h e 6h, o índice da frota de ônibus nas ruas era de 63%, o número chegou a 66% por volta das 7h30.

Por volta das 8h30, o índice de ônibus nas ruas subiu para 67%, número maior do que os anteriores. Na faixa das 9h, o percentual de operação voltou aos 66%.

Na faixa das 10h, foi registrado o melhor índice de coletivos nas ruas, com 73% da frota de ônibus.

Por volta das 11h, o índice voltou a cair, com apenas 67% da frota programada.

Ao meio-dia, 64% da frota programada para o horário estava em operação segundo a SPTrans.

Na faixa das 13h, segundo a SPTrans, cerca de 64% da frota programada estava em operação na capital.

Ônibus da EMTU

Região Metropolitana de São Paulo

Na Região Metropolitana de São Paulo a frota em operação no pico da manhã das concessionárias e permissionárias foi em torno de 76%. Nessa área operam normalmente cerca de 4.500 ônibus das 550 linhas que transportam em média 1,7 milhão de passageiros por dia.

Região Metropolitana da Baixada Santista

A Região Metropolitana da Baixada Santista operou nesta manhã com 100% da frota programada. Nessa área circulam opor dia 500 ônibus em 67 linhas que transportam 200 mil passageiros diariamente.

Região Metropolitana de Campinas

Na Região Metropolitana de Campinas circulou cerca de 74% dos 500 ônibus que atendem 150 linhas e transportam 150 mil passageiros por dia.

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Na Região Metropolitana do Vale do Paraíba/Litoral Norte as permissionárias circularam nesta manhã com 81% da frota. Nessa área circulam diariamente 350 ônibus distribuídos em 80 linhas que transportam cerca de 75 mil usuários por dia.

Região Metropolitana de Sorocaba

Na Região Metropolitana de Sorocaba circularam, no pico da manhã, 74% dos 170 ônibus da região que estão distribuídos em 80 linhas e transportam diariamente 50 mil usuários.

Metrô e CPTM

Em atenção a crise no abastecimento que assola as garagens de ônibus em todo o estado, os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) , da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e da ViaQuatro (concessionária que administra a linha 4-Amarela), estão circulando com horário diferenciado.

As estações do Metrô e da Linha 4-Amarela anteciparam o horário de abertura para às 4h e irão funcionar até à 1h. Na CPTM, todas as estações irão fechar à 1h.

Exceto a linha 13-Jade que liga a região do Aeroporto de Guarulhos à Estação Engenheiro Goulart da Linha 12-Safira que segue em operação assistida diariamente das 10h às 15h.

Igor Roberto

Profissional e estudante de enfermagem, pesquisador, analista financeiro e de mídias sociais. A informação é o meu esporte!
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.