A Linha 5-Lilás de metrô, operada pela concessionária ViaMobilidade, deve receber nos próximos dias um reforço na frota de trens. A antiga frota F está recebendo os últimos ajustes e passando por testes intensos para ser colocado novamente em operação.
Neste sábado, dia 13 de outubro, finalmente a linha que parte do Capão Redondo, passou a operar integralmente até a Estação Chácara Klabin, com isso a demanda de passageiros tende a aumentar, já que o ramal agora faz transferência direta com as linhas 1-Azul e 2-Verde.
Atualmente, a concessionária opera com apenas os 26 trens da série 500 fase II (antiga frota P), entretanto, agora irá necessitar desses outros trens para manter o intervalo da Linha 5-Lilás baixo, no padrão de metrô.
Frota F
Fabricados entre os anos de 2001 e 2002, os TUEs produzidos pela Alstom, modelo Metrópolis A48, e denominados como frota F foram adquiridos para circular na recém inaugurada linha 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze) quando abriu suas portas em 2002. A frota é composta por oito trens que até o ano passado circularam sozinhos na linha lilás do Metrô.
A ViaMobilidade irá alterar o layout externo dos trens, estampando sua logomarca, além de inserir os novos avisos sonoros.
O site já havia questionado o Metrô, durante a transição entre estatal x concessionária, sobre a situação dos trens da frota F e seu uso. Na época, fomos informados que os oito trens seriam entregues ao mesmo tempo em que fossem concluídas as obras da Linha 5-Lilás até a Chácara Klabin.
Em maio deste ano, durante uma visita técnica, a reportagem do Rede Noticiando presenciou o estado, naquela época, de abandono das composições, os trens estavam parados, empoeirados no novo pátio de Guido Caloi. Neste período, especulava-se que a ViaMobilidade não iria operar os trens, entretanto, isso não deve ocorrer, e os trens da frota F finalmente vão voltar a circular.
A Bombardier ainda realiza alguns ajustes nas composições, e a expectativa é de que os trens da frota F, que serão renomeados para série 500, entrem em circulação nos próximos dias.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.