Passageiros do Corredor ABD poderão realizar testes rápidos gratuitos de HIV e sífilis na próxima quinta-feira, dia 28/03, na plataforma A do Terminal Metropolitano Jabaquara, das 9h às 15h30.

Os testes serão realizados por profissionais de saúde, por meio de exame de sangue, e o resultado estará disponível no mesmo dia. Em caso positivo a pessoa recebe orientação e encaminhamento para iniciar o tratamento da doença.

Além da testagem rápida e gratuita haverá distribuição de 7.700 preservativos e 2.000 unidades de gel lubrificante.

Essa iniciativa é uma parceria da EMTU/SP com o Centro de Referência e Tratamento – CRT DST/AIDS do Governo do Estado.

HIV

No Brasil, foram diagnosticados 42,4 mil novos casos de HIV e 37,7 mil casos de AIDS somente no ano de 2017. Os dados são do Boletim Epidemiológico 2018 da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

A distribuição proporcional dos casos identificados de AIDS de 1980 a junho de 2018 mostra uma concentração maior nas regiões Sudeste e Sul, correspondendo a 51,8% e 20%, respectivamente.

A boa notícia é que a taxa de detecção do vírus mostrou uma queda na última década, com redução de 9,4%: em 2007, foram 20,2 casos por 100 mil habitantes e, em 2017, 18,3 casos a cada 100 mil habitantes.

Sífilis

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo.

O uso regular da camisinha feminina ou masculina é a forma mais correta e segura para prevenção dessa doença.

Essa iniciativa faz parte da política de responsabilidade social da EMTU/SP, promovendo eventos culturais, de inclusão social e campanhas ligadas à saúde da população.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Profissional e estudante de enfermagem, pesquisador, analista financeiro e de mídias sociais. A informação é o meu esporte!
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.