O Rede Noticiando têm recebido nos últimos dias diversos questionamentos referente a frota F que operou até 2017 na Linha 5-Lilás de metrô.
Fabricados entre os anos de 2001 e 2002, os TUEs produzidos pela Alstom, modelo Metrópolis A48, e denominados como frota F, foram adquiridos para circular na recém inaugurada Linha 5-Lilás, no trecho Capão Redondo – Largo Treze, quando abriu suas portas em 2002. A frota é composta por oito trens de seis carros.
No próximo dia 10 de abril, a Linha 5-Lilás deve inaugurar mais uma nova estação, Campo Belo. Com isso, é esperando que pelo menos 50 mil passageiros passem por dia pela nova estação. Estimativa essa que pode ser ampliada, quando estiver em funcionamento a conexão com a Linha 17-Ouro de monotrilho.
Mas voltando a frota F, após a implantação do sistema CBTC, essa frota cedeu espaço para os modernos trens da frota P, composta por 26 trens.
A modernização dos antigos trens ficou a cargo da Bombardier, além de implantar o novo sistema, a fornecedora também é responsável pelos testes nas composições.
A promessa inicial era de que os trens ficassem disponíveis para operação, assim que as obras do trecho até a estação Chácara Klabin fossem concluídas e repassados a concessionária ViaMobilidade, que administra e opera atualmente a Linha 5-Lilás.
Diante de tantas expectativas frustradas, a última foi que neste mês de março, os trens já estivessem a disposição da concessionária, pelo menos como frota reserva, entretanto, até hoje isso não ocorreu.
Quem passa pela estação Capão Redondo já se deparou recentemente com essa frota realizando testes, e foi justamente isso que chamou a atenção dos passageiros e causou procura por informações. O F05 inclusive já estampa as cores da ViaMobilidade, mas não opera comercialmente.
O Rede Noticiando questionou a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) à respeito desta frota e qual o andamento dos testes e a conclusão da modernização. Em nota a companhia deu a seguinte declaração:
”Das oito composições da Frota F que vêm passando por revitalização, quatro já estão com o sistema CBTC implantado, processo de comissionamento concluído e aptos à operação da ViaMobilidade. Nas demais, a implantação do CBTC está em andamento e com previsão de conclusão neste semestre. A partir da entrega, cabe à concessionária determinar a estratégia de utilização dos trens na operação da Linha 5-Lilás”.
Sabendo que dos oito trens, quatro já estão ”aptos a operação da ViaMobilidade”, o Rede Noticiando procurou a concessionária para obter informações sobre quais testes ainda estão sendo realizados por parte dela e se já tinham um prazo para que os trens passem a operar comercialmente. Em nota a concessionária deu à seguinte declaração:
”A chamada frota F é formada por oito trens (fabricação Alstom/CAF/Adtranz/Siemens) e a frota P possui 26 trens fabricados pela CAF.
Por enquanto, os 26 trens da Frota P estão circulando na linha 5- Lilás. Esse número de composições atende à demanda atual da linha. Os trens, que possuem capacidade para 1.500 passageiros, são modernos e os carros são equipados com ar-condicionado, espaço para cadeirantes e pessoas com deficiência (PCD), circuito interno de câmeras e painéis de LED.
Os trens da Frota F ainda não foram totalmente entregues pelo Governo do Estado de São Paulo para a ViaMobilidade”.
Ou seja, respondendo aos questionamentos que os leitores do Rede Noticiando nos enviaram, ficou claro que não há prazo para que os trens retornem a operação comercial e segundo a concessionária, os 26 trens da frota P, pelo menos por enquanto, atende à demanda atual da Linha 5-Lilás.
Confira o vídeo do 505 realizando testes em Capão Redondo:
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.