O Tribunal de Contas do Município (TCM) suspendeu novamente o edital de licitação de obras para a implantação de ciclovias e na cidade após encontrar irregularidades. Em agosto, a gestão Bruno Covas havia refeito o edital à pedido do órgão. O primeiro edital tinha sido lançado em julho.
De acordo com o despacho publicado pelo conselheiro Domingos Dissei na edição de sexta-feira, 18 de setembro, do Diário Oficial da Cidade, a equipe de auditoria do tribunal identificou neste novo edital problemas similares ao anterior: não está claro “o que se busca contratar”, não há planilhas que justifiquem o orçamento estimado, e há exigências que restringem a participação das empresas na disputa.
O TCM disse ainda que já havia recomendado à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes para que divulgasse a disputa na imprensa e que deixasse mais claro no edital que as empresas estarão suscetíveis a multa de até 20% do valor do contrato em caso de descumprimento do acordo.
O portal G1 questionou a Prefeitura de São Paulo sobre a nova suspensão. O governo municipal disse, por telefone, que deve esclarecer os questionamentos do TCM nesta segunda-feira, dia 21.
Como será a obra
A Prefeitura de São Paulo informou que pretende contratar serviços especializados de engenharia para implantação de ciclovias. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes quer implantar 20 km de faixas exclusivas para bikes dando continuidade a execução do Plano Cicloviário.
O projeto visa ampliar a malha cicloviária existente, com 173,5 km de novas conexões até o fim de 2020 e alcançando um total de 676 km de ciclovias, além da requalificação de 310 km de estruturas. O investimento é de R$ 325 milhões.
O objetivo do plano, de acordo com a gestão Bruno Covas, é tornar, cada vez mais, a bicicleta uma alternativa de transporte viável, segura e saudável para a população.
*Com informações do G1
Siga o Rede Noticiando
Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.
Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.
A serviço da informação!