Secretaria dos Transportes Metropolitanos entrega três novas estações para a Linha 5-Lilás de metrô
Nesta sexta-feira, 28 de setembro, o Governo de São Paulo através da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) entregou três novas estações para a Linha 5-Lilás de metrô. As estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin abriram suas portas.
Com a abertura das novas estações, a Linha 5-Lilás passa a ter integração com as linhas 1-Azul em Santa Cruz e 2-Verde em Chácara Klabin. De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, as estações irão funcionar em regime de operação assistida, com horário de funcionamento das 10h às 15h, todos os dias e com cobrança de tarifa. Vale ressaltar que a transferência com outras linhas do Metrô é realizada de forma gratuita.
A concessionária ViaMobilidade é a responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, que passa a funcionar com 20 km de extensão entre as estações Capão Redondo e Chácara Klabin. A expectativa é de que a linha transporte cerca de 850 mil pessoas diariamente.
Histórico
A construção da Linha 5-Lilás começou em meados de 1998 e foi inaugurado em 2002 com um trecho de 8,4 km, entre as estações Capão Redondo e Largo Treze. O trecho completo, até Chácara Klabin foi prometido para o ano de 2018, entretanto, desde então atrasou por diversas vezes.
Este ano foram inauguradas as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, somada as três estações que foram entregues hoje. Para que a linha esteja completa, falta apenas entregar a estação Campo Belo, que tem o prazo previsto de entrega para dezembro.
Três novas estações
O site acompanhou na manhã desta sexta-feira, a entrega das três novas paradas da Linha 5-Lilás. Após uma breve visita nas três estações, o secretário dos Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni discursou durante a cerimônia de entrega para diversas autoridades, empresários, jornalistas e funcionários do Metrô e da ViaMobilidade.
Por volta das 11h30 finalmente foi liberada a entrada dos passageiros nas estações e a viagem completa entre Capão Redondo e Chácara Klabin, incluindo as transferências com as linhas 1-Azul e 2-Verde passaram a funcionar. A movimentação de passageiros foi intensa, e todos já estavam calculando o tempo de percurso que vão economizar com a entrega do novo trecho.
Realizamos a primeira viagem operacional na linha completa, e o percurso durou aproximadamente 36 minutos.
Confira imagens das três novas estações da Linha 5-Lilás:
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.