Falta de vitaminas e minerais pode gerar sintomas no corpo
Multivitamínicos podem ser uma boa opção para manter a saúde
Por várias vezes, pequenos incômodos que sentimos podem ser sinais do nosso corpo para avisar que tem algo de errado. Cansaços, aftas, falta de energia, cabelo e unhas quebradiças. Esses são exemplos citados que podem ser gerados por uma alimentação desbalanceada, com falta de vitaminas e minerais. Por isso, existe um consenso quase unânime entre os especialistas que está relacionado a uma alimentação variada e colorida. Isso garante uma combinação de diversos tipos de nutrientes presentes em alimentos de origem animal e vegetal, resultando em um bom funcionamento de todas as partes do corpo.
Variedade de alimentos é saúde
Nutricionistas alertam que seguir dietas restritivas ou excluir nutrientes específicos ou até grupos alimentares inteiros pode ser um risco. Também é preciso ficar atento ao consumo de comidas ultraprocessadas, fabricadas industrialmente.
É preciso garantir o consumo de macronutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras, juntamente de micronutrientes, como vitaminas e minerais. Só assim é possível contribuir para que seu corpo tenha saúde e potencialize a atividade do sistema imunológico, prevenindo o risco de doenças.
Mesmo se estiver seguindo uma boa dieta e seu corpo ainda dá sinais de fadiga, sono diurno e outros problemas, o organismo pode estar com problemas para absorver os nutrientes necessários. Na falta de vitamina C, por exemplo, as pessoas tendem a ficar gripadas e resfriadas com uma frequência maior. Sangramento e manchas vermelhas na pele também podem aparecer. Uma solução é aumentar o consumo de vegetais, como laranja, caju, manga e brócolis.
Vitaminas que auxiliam na disposição
Já a deficiência de vitaminas do complexo B acontece quando há o consumo frequente de bebidas alcoólicas e excesso de carboidratos. Nesse caso, as vitaminas B1 e B7 são afetadas diretamente. A falta da B12 pode ser mais rara, porém as pessoas que seguem dietas vegetarianas e veganas tendem a desenvolver com mais facilidade. Fontes desses nutrientes são carnes, peixes e vegetais, que podem ajudar a equilibrar o nível no organismo e evitar complicações que podem ser bem sérias. Para se ter uma ideia, doenças como anemia, fraqueza e alterações graves no sistema nervoso podem ser geradas quando essas vitaminas não são ingeridas de maneira correta.
Além de consumir alimentos ricos nesses nutrientes específicos, tomar suplementos pode ser uma boa opção para ter uma boa saúde. Algumas pessoas podem até perguntar: “mas esse multivitamínico para que serve?”. De forma bem direta, serve para auxiliar a suplementação do seu corpo, evitando problemas de saúde. Assim, seu organismo adquire as proporções adequadas às necessidades diárias, protegendo cada vez mais de carências nutricionais e melhorando seu bem-estar.
REDE NOTICIANDO
Siga nossas redes sociais e fique bem informado!
Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.
Rede Noticiando — A serviço da informação!