novembro 27, 2022

As obras de escavações da Linha 6-Laranja de metrô foram afetadas por um rompimento de uma galeria de esgoto da Sabesp na manhã desta terça-feira, dia 1° de fevereiro de 2022.

Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, provavelmente o solo não suportou o peso da galeria de esgoto, que passava a três metros da tuneladora Shield (tatuzão) e se rompeu. Galli enfatizou que o “tatuzão” não atingiu a tubulação e que uma auditoria será aberta para investigar as causas do acidente.

Segundo a Linha Uni e a Acciona, responsáveis pelas obras da Linha 6-Laranja de metrô, houve um rompimento de uma coletora de esgoto próximo ao VSE Aquinos (poço de ventilação e saída de emergência). “Equipes da Linha Uni, da Acciona e demais técnicos estão no local para apurar os fatos. Todas as medidas de contingência já foram tomadas. Parte do asfalto da Marginal Tietê cedeu e, por questão de segurança, a pista está parcialmente interditada”, disse, em nota.

Conforme a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), houve o rompimento da galeria de esgoto que passa no sentido transversal ao túnel. O vazamento teve início às 8h21. Todos os trabalhadores foram retirados do local, em segurança. O solo não suportou o peso da galeria de esgoto e acabou se rompendo. Não houve choque do tatuzão, pois a tuneladora passava a três metros da galeria no momento da ocorrência. Hipótese apresentada inicialmente pelo Corpo de Bombeiros.

“Estamos trabalhando na recuperação desse coletor de esgoto que teve um solapamento. Nesse momento a quantidade de esgoto que chega aqui é bem menor do que a que chegava pela manhã. A situação não representa um grande problema. Até o fim do dia a questão estará resolvida”, diz o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga.

A CET informou, no início da tarde, que duas pistas no sentido Ayrton Senna da Marginal Tietê foram liberadas. As pistas local e central continuavam interditadas. Segundo a CET, há uma canalização controlada em duas faixas da pista expressa para que veículos atravessem o ponto da obra com segurança.

Agentes da companhia estão distribuídos ao longo do trecho interditado orientando os condutores. A CET pede que os motoristas evitem a Marginal Tietê e as vias da região.

Pela amanhã, para o escoamento do trânsito represado, os veículos na pista central estavam sendo destinados para a expressa. Já os veículos que estão na local estavam sendo direcionados para o corredor formado pela Avenida Ermano Marchetti e Avenida Marquês de São Vicente e retornavam para a Marginal na altura da Praça Pedro Corazza.

Em razão da ocorrência, o rodízio municipal de veículos está suspenso nesta terça-feira, tanto o do período da manhã quanto o da tarde/noite.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando – A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *