julho 1, 2022

Para ajudar a quitar as dívidas e ter uma renda extra, vale desde trabalhar como babá de animais até venda de objetos parados em casa

O salário cai na conta. Imediatamente, você corre para pagar as dívidas do mês, e, quando percebe, não sobrou nada e ainda faltam contas a pagar. Se você está vivendo uma situação parecida, saiba que não está sozinho. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada neste ano pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), cerca de 3 milhões de brasileiros vivenciaram a mesma situação em 2021, ou seja, mais de 74% dos consumidores estão com alguma dívida em atraso.

Ainda segundo a CNC, “o cartão de crédito foi o tipo de dívida mais citado pelas famílias brasileiras em 2021, com 82,6% das que afirmaram ter dívidas, na média anual”, o que pode representar uma desorganização financeira e falta de planejamento adequado para a maioria desses consumidores. Diante disso, ter uma reserva de emergência e uma fonte de renda extra pode ser a solução para esse problema.

“Ah, mas como posso ter uma reserva de emergência ganhando tão pouco?” Esse é o questionamento da maioria dos trabalhadores assalariados, que veem o seu dinheiro evaporar em poucos dias, todos os meses. Todavia, os economistas dizem que é possível se organizar, e se educar financeiramente é o primeiro passo para sair do endividamento.

A educação financeira não se trata apenas de economizar dinheiro, ela te ensina a ter uma relação saudável com a sua renda, trazendo mais tranquilidade para o seu dia a dia. Ao olhar para o seu orçamento, você aprende a observar onde está gastando muito e onde pode economizar para guardar uma graninha todo mês.

Mas, se, mesmo assim, você chegar à conclusão de que o seu salário não é suficiente para pagar as dívidas, quem sabe buscar uma renda extra não seja a solução? Assim, aqui vão algumas dicas de como você pode fazer uma renda extra e aliviar a sua vida financeira.

1. Aulas e cursos particulares: você é especialista em algo? Sabe fazer artesanato, cozinhar, costurar, etc.? Que tal realizar cursos particulares e vender em alguma plataforma digital? Existem várias. Outra opção é dar aulas para ensinar um idioma estrangeiro ou mesmo redação.

2. Dog ou cat sitter: você é do tipo que ama animais? Que tal virar babá de pet? Muitos tutores pagam para algumas pessoas cuidarem dos seus animais de estimação, seja na correria do dia a dia, quando trabalham muito, seja para cuidar em período de viagens… Você pode levar para passear, brincar, dar comida, etc.

3. Investir em ações: você não precisa de muito dinheiro para investir em ações e nem ser muito conhecedor do assunto. Uma forma muito fácil e barata de guardar parte da sua renda e, mesmo assim, garantir a segurança do seu dinheiro é investir no tesouro direto, que são títulos públicos do Governo Federal. A rentabilidade é muito maior que a da poupança.

4. Vender objetos parados em casa: tem um equipamento eletrônico, roupas e sapatos que não usa mais? Que tal ganhar uma graninha extra vendendo para quem precisa? Existem vários sites que você pode anunciar e ter a renda total da venda para você.

Existem ainda várias outras formas de ganhar uma renda extra, basta você analisar o que pode fazer e quanto tempo você tem disponível para se dedicar àquela atividade. Mas lembre-se que de nada vale aumentar os rendimentos se você não organizar o seu orçamento e planejar bem a sua vida financeira, além de controlar os seus gastos. Organização e planejamento são os princípios básicos de uma vida sem dívidas.

5. Conheça 5 formas para ter uma renda extra: Sabemos a dificuldade que o Brasil passa hoje e por isso uma renda extra pode ser algo que ajude muitas famílias a terem uma qualidade de vida um pouco melhor. Por isso, conheça cinco formas para ter uma renda extra de até R$ 3 mil reais e comece a fazer dinheiro hoje.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Flávia Viana

Jornalista e editora convidada do Rede Noticiando. Contribui com pautas sobre saúde, tecnologia, aplicativos e mobilidade urbana.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.