setembro 23, 2020

O Rede Noticiando visitou as obras da futura Estação Campo Belo da linha 5-Lilás, operada pelo consórcio ViaMobilidade, no sábado, 16 de fevereiro. A visita contou com a participação do presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), Silvani Pereira.

A nova estação, segundo estimativas do Metrô, está com 95% das obras concluídas. O presidente da Companhia estima que a Estação Campo Belo seja inaugurada em abril deste ano.

O presidente do Metrô informou que a estatal espera receber em torno de 50 mil passageiros por dia nesta estação. Essa estimativa pode ser ampliada no futuro, quando estiver em funcionamento a conexão com a Linha 17-ouro de monotrilho, que enfrenta problemas no andamento das obras.

Estação Campo Belo

A última parada da fase 2 da Linha 5-Lilás, a Estação Campo Belo é um sonho antigo dos moradores da região. O ex-governador Geraldo Alckmin chegou a prometer a entrega da estação para o início de 2018, entretanto, isso não se cumpriu.

Entre os problemas enfrentados foram as desapropriações, em especial de um imóvel que abrigava um buffet.

Segundo o Metrô, a nova estação deve oferecer o que há de mais moderno para a operação e segurança da rede.

As laterais da estação têm grandes dutos de ventilação tanto para o conforto térmico como para exaustão de fumaça em caso de incêndios.

Os dutos foram projetados já levando em conta a necessidade de dispersar o mais rapidamente possível a fumaça.

A estação ainda não tem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O Metrô de São Paulo deve chamar a corporação para a vistoria quando faltarem entre 15 e 20 dias para a abertura da estação ao público.

A Estação Campo Belo também vai ter detectores de fumaça ligados a todo o sistema de operação.

Em caso de necessidade de esvaziamento da estação, o sistema desbloqueia automaticamente as catracas para facilitar a fuga.

A área não operacional, que compreende, por exemplo, os locais onde ficam os equipamentos, transformadores, salas técnicas, gerador, dutos de exaustão e porão de cabos, ocupam em torno de 30% de todo o espaço na estação.

A Estação Campo Belo também possui dois túneis de acesso para o monotrilho da futura linha 17-Ouro para facilitar a integração entre os modais diferentes, sendo um no primeiro e outro no segundo mezanino.

O local também é servido por diversas linhas de ônibus. As paradas serão colocadas na calçada da estação nos dois extremos da entrada.

Vale destacar que as obras de construção da nova estação são de responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), entretanto, a operação da parada ficará a cargo da concessionária ViaMobilidade.

Linha 17-Ouro

Sobre a Linha 17-Ouro, Silvani Pereira informou que no próximo mês deve ser lançada uma licitação para o restante das intervenções, caso o consórcio responsável pela implantação da linha, não sinalize o retorno aos trabalhos.

“Sobre a linha 17, estamos tomando algumas decisões para que seja retomada de forma segura. Existe um consórcio que está cuidando de todo o processo de construção de via, material rodante [trens], sinalização e que não está conseguindo executar o que foi pactuado. A decisão já é, caso o consórcio não solucionar nos próximos dez dias, abrir um processo de licitação daquilo que falta até o final do mês de março. Tem um edital para a contratação de todos os serviços e agilizar a entrega da linha 17-Ouro”, concluiu o presidente do Metrô.

O responsável pela implantação da Linha 17-Ouro é o consórcio Monotrilho Integração, formado pelas empresas CR Almeida, Andrade Gutierrez, Scomi e MPE.

A empresa Scomi, que deveria fornecer os trens e equipamentos, alega dificuldades financeiras e anunciou que não deve continuar no projeto.

Linha 19-Celeste

Um dos técnicos do Metrô presentes durante a visita, respondeu a uma das perguntas feitas no local e revelou que a estação não conta com uma futura integração com a Linha 19-Celeste. Notícias recentes davam conta de que o ramal ligaria o local até Guarulhos.

Confira imagens do andamento das obras da Estação Campo Belo da Linha 5-Lilás:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.