fevereiro 4, 2023

Ipatinga é um dos melhores lugares do Brasil para morar, estudar, viajar, ou simplesmente para conhecer.

Então, se você estiver planejando viajar, morar ou conhecer Ipatinga, este artigo vai te mostrar quais são os melhores bairros de Ipatinga.

Quais são os melhores bairros de Ipatinga para morar?

Bom, isso vai depender do local que você está procurando. Sobretudo, você vai precisar se locomover pela cidade, e a melhor opção para isso é procurar a saritur ipatinga para agendar seu horário de ônibus.

A princípio, se você prefere um local com sintonia com o meio ambiente. Todavia, a melhor opção é o Bairro Cariru, Castelo, Bela Vista, Bom retiro, e Horto.

Sobretudo, se você gosta de um bairro movimentado pelo agito da noite. É melhor escolher o Bairro Cidade Nobre, Bom Retiro, Horto e Cariru que tem a opção de ótimos bares e casas de shows.

Qual o bairro com o maior índice de criminalidade?

De fato, os bairros mais violentos da cidade são Bethânia e Canaã.

Entretanto, segundo o Centro de remanejamento de presos – CERESP, foi apontada uma queda de 39,1% na ocorrência de crimes violentos no ano de 2009 para 2010.

Qual o bairro que habita as pessoas de classe alta?

Certamente, o Bairro Nobre contém locais de referências populares como Osteria Generale, Armazém Cerealista, McDonald ‘s, Angelina Modas e Rei do Mate.

Portanto, se você procura um bairro mais exclusivo e familiar, dessa forma, o Ipatinga conta com o Shopping do Vale, teatro, Centro Cultural Usiminas e Zélia Olgin.

Com a finalidade de também ser visitado com a família o Parque Ipanema, fora que possui excelentes restaurantes e bares.

Qual o maior bairro de Ipatinga?

Enquanto isso, o Bairro Canaã possui 8.284 habitantes, Só que o Bairro Bethânia abrange 27.857 habitantes, assim, em terceiro ocupa o bairro Veneza com 20.793 habitantes.

Por fim, no quarto lugar o Bairro Bom Jardim com 19.413 habitantes e em quinto o Bairro Vila Celeste com 17.899 habitantes.

Abaixo segue o nome de outros Bairros considerados Censo:

Iguaçu16.908
Esperança16.608
Cidade Nobre15.198
Ideal9.702
Jardim Panorama9.610
Caravelas9.581
Limoeiro9.083
Cariru4.756
Bom Retiro4.214
Bela Vista3.664
Imbaúbas3.636
Centro2.777
Barra Alegre2.366
Córrego Novo2.339
Horto2.092
Chácaras Madalena1.883
Novo Cruzeiro1.856
Vila Ipanema1.749
Granjas Vaga-lume1.635
Chácaras Oliveira1.359
Ipatinga (demais Setores)1.109
Pedra Branca924
Das águas718
Castelo528
Taubas467
Ferroviários454
Usipa6

Qual o menor bairro de Ipatinga?

Conforme o IBGE, em 2010, é o bairro Ipaneminha, com 50,4 km², dentro da área rural e possui a maior extensão.

Aliás, quem chega a Ipatinga se surpreende com sua área verde, antes de tudo é uma das maiores áreas verdes do Brasil.

Como chegar em Ipatinga?

Primeiramente, é muito fácil chegar em Ipatinga, afinal, a cidade está situada no Vale do Aço, região leste de Minas Gerais, e está há 217 km de Belo Horizonte.

A princípio está próxima das principais estradas e corredores do transporte rodoviário brasileiro, de acordo com a Usiminas, o local exige estradas que possam escoar sua produção para os principais destinos desse país.

Além disso, a cidade tem o transporte ferroviário que é outra atração da cidade, portanto, a ferrovia atrai ainda muitos turistas que desfrutam comodidade, segurança e conforto em viagens para a capital Belo Horizonte como para as praias de Vitória.

Como é a infraestrutura da cidade de Ipatinga?

Enfim, a cidade possui infraestrutura urbana, com 97% do esgoto tratado, o saneamento básico chega a quase toda população.

Como resultado da boa infraestrutura, a urbanização das vias públicas chega a 77.8% com arborização em 88,5% de todas as vias.

A princípio o cidadão possui energia elétrica e ruas iluminadas por LED e 97,75% das moradias atendidas pela coleta de lixo.

O que mais podemos encontrar na cidade de Ipatinga?

Desse modo, as principais ações culturais são o Congado do Ipaneminha, a Festa da Banana da Pedra Branca, o Festival Ipatinga Live Jazz e a Expo Usipa, considerada a maior feira comercial e industrial, o Ipatinga Gourmet.

Surpreendentemente, o Parque Ipanema é uma das maiores áreas verdes do país situadas dentro de um perímetro urbano. Aliás, possui mais de 1 milhão de m² plantados e cerca de 12 mil árvores.

Além disso, o Parque da Ciência, onde são apresentados fenômenos físicos, biológicos, químicos ou astronômicos. De fato, também apresenta playground, quadras poliesportivas, campos de futebol, pista de caminhada, ciclovias e anfiteatro.

Dessa maneira, a cidade também possui a Usipa, que oferece tudo para um dia de descanso, lazer e práticas desportivas.

Por certo, existe o Centro de Biodiversidade, equipado com mini jardim, zoológico e jardim botânico, também abriga trilhas ecológicas, parque aquático, áreas esportivas, lanchonetes e área de lazer para as crianças.

Aliás, a cidade possui patrimônios físicos e culturais que já foram tombados pela Prefeitura. 

Exemplo disso, é a Estação memória Zeza Souto, Parque Ipanema, o Pontilhão de Ferro, a Estação Pouso de Água Limpa, a Academia Olguin, a Igreja Nossa Senhora da Esperança, o Grande Hotel Ipatinga, Estação Pedra Mole e Rio Piracicaba próxima ao encontro do Rio Piracicaba com o Doce, bairro Cariru.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *