maio 29, 2022

A dor nas costas é um incômodo bastante comum e que pode estar associado a uma ampla variedade de condições, que vão desde escoliose até postura inadequada ou quadros de coluna inflamada. Esta última situação pode ser causada por diversas alterações, que devem ser identificadas e tratadas para aliviar os sintomas relatados pelo paciente.

A coluna inflamada é resultante de uma resposta imunológica do organismo a uma lesão ou infecção, e geralmente se manifesta por meio de inchaço, vermelhidão e calor na região afetada. Quando a inflamação é crônica, os sintomas podem ser fadiga generalizada, dor difusa e desconforto na região das costas.

Principais sintomas de coluna inflamada

Além da dor nas costas, os principais sintomas de coluna inflamada são:

  • Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço ou membros superiores;
  • Sensação de dormência no ombro, mãos, braços ou dedos;
  • Fraqueza nos braços ou pernas;
  • Alteração no funcionamento da bexiga ou intestino;
  • Dor ou dificuldade para respirar;
  • Incontinência urinária.

Alguns desses sintomas podem indicar que a inflamação na coluna já atingiu os sistemas neurológicos e espinhais do corpo, resultando em alterações que podem comprometer a qualidade de vida e cotidiano do paciente.

Doenças inflamatórias da coluna vertebral

Existem diversas condições clínicas que podem fazer com que o paciente passe a sofrer com a coluna inflamada, sendo muitas delas agravadas pelo tabagismo, obesidade e nutrição inadequada. As principais doenças que levam à inflamação das costas são:

Espondilite anquilosante

Inflamação que afeta os tecidos conjuntivos, levando a um quadro de coluna inflamada e podendo afetar também articulações grandes como a dos quadris e ombros. Este é um tipo de artrite que geralmente causa a fusão das vértebras e pode afetar também os sistemas urológico e oftalmológico.

Artrite reumatoide

Doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações sinoviais, reduzindo a quantidade do fluido que lubrifica e nutre essas estruturas. Embora possa levar à inflamação da coluna, o mais comum é que a condição afete a região das mãos, pulsos e joelhos. Quando leva a quadros de coluna inflamada, é mais frequente na parte cervical.

Esclerose múltipla

Esta é uma condição ligada ao sistema nervoso central e se caracteriza por ser autoimune: o sistema imunológico ataca a camada protetora que envolve os neurônios, atrapalhando o envio dos comandos do cérebro ao resto do corpo. Isso pode causar dor, fraqueza, dormência e inflamações de coluna.

Diagnóstico e tratamento

A dor nas costas associada à coluna inflamada pode ser muito incômoda e, em alguns casos, se tornar incapacitante. É recomendado procurar um médico especializado em coluna assim que notar os sintomas, de modo a obter um diagnóstico adequado da alteração e iniciar um tratamento o mais rápido possível.

Em geral, o diagnóstico da coluna inflamada e identificação de suas causas é feito a partir de exames como ressonância magnética e radiografia. O tratamento indicado depende diretamente das causas da inflamação, podendo incluir desde mudanças no estilo de vida a uso de medicação anti-inflamatória e analgésica. Dependendo do caso, o tratamento pode ser cirúrgico.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando – A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.