Nesta segunda-feira, 10 de dezembro, a Prefeitura de São Paulo, a fabricante BYD e a empresa Transwolff apresentaram de forma oficial, três das quinzes unidades dos ônibus movidos a bateria.

A frota faz parte de um projeto piloto de transporte não poluente, pelo qual os impactos ambientais são reduzidos desde a geração de energia para a operação destes coletivos.

A BYD comprou uma fazenda em Araçatuba, no interior de São Paulo, e lá instalou placas fotovoltaicas para geração de energia. A eletricidade será disponibilizada ao Operador Nacional do Sistema (ONS), que por sua vez, irá compensar a cidade em forma de créditos de energia para esses ônibus.

O prefeito Bruno Covas, informou ao Diário do Transporte que todos os ônibus devem estar em operação com passageiros.

“É energia limpa. Uma das alternativas é a energia solar. São 15 ônibus que estão nas ruas a partir de março do ano que vem, adquiridos pela Transwolff, umas das empresas que prestam serviços no município de São Paulo. A licitação do sistema prevê a troca da atual frota por ônibus movidos a energia limpa [sem emissões de CO2] em 20 anos. É deste tipo de transporte, limpo e sem barulho, nem parece que o ônibus está ligado, que a gente quer ver mais e mais na cidade de São Paulo”, disse Bruno Covas.

A aquisição de cada veículo, com as baterias, sai por R$ 1,4 milhão. Ao final da vida útil da carroceria e chassi, a bateria é devolvida para a fabricante BYD.

BYD SPTrans

Caio Millennium IV da BYD apresentado pela Prefeitura de SP (Foto: Luciano Ferreira)

Os veículos da BYD estão montados sob a carroceria Caio Millennium IV, contendo ar condicionado e tomadas USB.

Os quinze veículos vão circular na linha 6030/10 Unisa Campus 1 – Terminal Santo Amaro, operada pela Transwolff. A escolha da linha foi proposital segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, porque o trajeto é de alto carregamento de passageiros e irá exigir bastante do veículo.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Sou profissional e estudante de enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.