Prefeitura de São Paulo apresenta oficialmente parte da frota elétrica da Transwolff

Prefeitura de São Paulo apresenta oficialmente parte da frota elétrica da Transwolff
Caio Millennium IV da BYD apresentado pela Prefeitura de São Paulo (Foto: Luciano Ferreira)

Nesta segunda-feira, 10 de dezembro, a Prefeitura de São Paulo, a fabricante BYD e a empresa Transwolff apresentaram de forma oficial, três das quinzes unidades dos ônibus movidos a bateria.

A frota faz parte de um projeto piloto de transporte não poluente, pelo qual os impactos ambientais são reduzidos desde a geração de energia para a operação destes coletivos.

A BYD comprou uma fazenda em Araçatuba, no interior de São Paulo, e lá instalou placas fotovoltaicas para geração de energia. A eletricidade será disponibilizada ao Operador Nacional do Sistema (ONS), que por sua vez, irá compensar a cidade em forma de créditos de energia para esses ônibus.

O prefeito Bruno Covas, informou ao Diário do Transporte que todos os ônibus devem estar em operação com passageiros.

“É energia limpa. Uma das alternativas é a energia solar. São 15 ônibus que estão nas ruas a partir de março do ano que vem, adquiridos pela Transwolff, umas das empresas que prestam serviços no município de São Paulo. A licitação do sistema prevê a troca da atual frota por ônibus movidos a energia limpa [sem emissões de CO2] em 20 anos. É deste tipo de transporte, limpo e sem barulho, nem parece que o ônibus está ligado, que a gente quer ver mais e mais na cidade de São Paulo”, disse Bruno Covas.

A aquisição de cada veículo, com as baterias, sai por R$ 1,4 milhão. Ao final da vida útil da carroceria e chassi, a bateria é devolvida para a fabricante BYD.

BYD SPTrans
Caio Millennium IV da BYD apresentado pela Prefeitura de SP (Foto: Luciano Ferreira)

Os veículos da BYD estão montados sob a carroceria Caio Millennium IV, contendo ar condicionado e tomadas USB.

Os quinze veículos vão circular na linha 6030/10 Unisa Campus 1 – Terminal Santo Amaro, operada pela Transwolff. A escolha da linha foi proposital segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, porque o trajeto é de alto carregamento de passageiros e irá exigir bastante do veículo.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando, um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *