setembro 23, 2020

Para levar serviços e atender a população do Itaim Paulista, o Poupatempo, em parceria com a Secretaria da Justiça, coloca em funcionamento nesta quinta-feira, dia 4 de julho, um totem de autoatendimento no Centro de Integração da Cidadania Leste – Itaim Paulista, na Rua Padre Virgílio Campeli, 150, no Itaim Paulista. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo que presta serviços públicos à população, oferece mecanismos para a solução de conflitos e cursos de temas ligados à Cidadania.

No totem de autoatendimento do Poupatempo o cidadão pode agendar horário para qualquer uma das 72 unidades fixas do Poupatempo no Estado de São Paulo ou solicitar alguns documentos sem necessidade de ir pessoalmente aos postos.

O Poupatempo conta com 114 totens de autoatendimento em diferentes locais do Estado de São Paulo. Do total, 84 estão em postos Poupatempo e 30 em locais externos como shoppings, supermercados, estações do metrô e CPTM, ampliando o alcance e horário da rede de atendimento e facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.

Nos totens é possível agendar serviços em unidades fixas, mas também solicitar segunda via de Documento de Identidade (RG) e Carteira Nacional de Habilitação, Carteira Nacional de Habilitação definitiva, emitir Atestado de Antecedentes Criminais, pagar taxas de serviços do Poupatempo e solicitar certidões de Carteira Nacional de Habilitação, além de pesquisa de débitos e restrições de veículos.

Desde que começaram a ser instalados, em outubro de 2016, os totens de autoatendimento já prestaram 643,8 mil serviços. Eles são usados por 1,2 mil cidadãos por dia em média.

Serviços disponíveis nos totens de autoatendimento do Poupatempo

Atestado de Antecedentes Criminais: basta digitar o número do Documento de Identidade e a dada de expedição do documento (presente no verso no Documento de Identidade). O documento é impresso na hora e de graça.

Certidões de Carteira Nacional de Habilitação: basta digitar o CPF e fazer a verificação da digital (biometria). O documento é impresso de graça e na hora.

Pesquisa de débitos e restrições de veículos: Basta digitar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam(. O documento é impresso de graça e na hora.

Segunda via da Carteira Nacional de Habilitação: Basta digitar o CPF. A taxa pode ser paga na hora com cartão de débito. O cidadão receberá o documento em casa, pelos Correios, mediante taxa adicional de R$ 11,00. Se ainda não tiver identificação biométrica ou necessitar de alterações cadastrais, será necessário agendar e comparecer a um posto Poupatempo. e ir pessoalmente ao Poupatempo ou ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Segunda via do Documento de Identidade (RG): é possível desde que o documento anterior tenha sido emitido a partir de agosto de 2014. Basta digitar o número do Documento de Identidade e a data de nascimento. Se ainda não tiver identificação biométrica ou necessitar de alterações cadastrais será necessário agendar e comparecer a um posto Poupatempo.

Troca da Permissão de Dirigir pela Carteira Nacional de Habilitação Definitiva: basta digitar o número do CPF. A taxa pode ser paga na hora com cartão de débito. O cidadão receberá o documento em casa, pelos Correios, mediante taxa adicional de R$ 11,00.

Agendamento de horário para ser atendido pessoalmente: escolha o serviço que deseja realizar, em seguida faça a opção pelo posto Poupatempo onde deseja ser atendido e escolha o horário. Você receberá um protocolo para levar no dia do atendimento

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo executado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), empresa de tecnologia da informação do Estado de São Paulo.

Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado de São Paulo, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo.

Em pesquisa de satisfação com os usuários divulgada no último mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de aprovação. Em 2019, o programa foi eleito pelo quinto ano consecutivo o “Melhor Serviço Público de São Paulo” pelo Instituto Datafolha.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.