julho 3, 2022

Impulsionar o compromisso das empresas com práticas ambientalmente e socialmente responsáveis. Esse é o propósito do Movimento Global de Empresas B, criado nos Estados Unidos e no Canadá, em 2006, e que tem ganhado adesão dos investidores brasileiros.

A ideia é que as empresas não tenham como meta apenas a obtenção de lucro, mas que contribuam para a solução dos grandes problemas do planeta, como as mudanças climáticas e a desigualdade social.

Pensando em fortalecer e engajar a cadeia de valores do segmento em que atua, a Patrus Transportes, especializada no transporte de carga fracionada, dará início nesta semana a uma série de quatro encontros com empresas referência em ESG e especialistas no assunto. A primeira rodada do ‘Rota ESG: diálogos e construções’ será realizada com transmissão online, nesta quarta-feira (25/5), a partir das 15h, e é aberta a todas as pessoas interessadas. Na ocasião, a abordagem será sobre neutralização de carbono e haverá participação de representantes do Sistema B. 

Os convidados do primeiro encontro são o gerente de sustentabilidade da Natura, João Teixeira, o CEO da WayCarbon, Felipe Bittencourt, a representante do Sistema B Brasil, Bruna Hirszman e a diretora de Gente, ESG, comunicação e Marketing da Patrus Transportes, Kátia Rocha. A mediação do evento será da jornalista, pesquisadora e especialista no assunto, Stephania Rocha Guimarães.

As próximas edições, cujas datas ainda serão definidas, vão tratar de gestão de água, consumo de energia e descarte de resíduos.

“O propósito dessa série de encontros é engajar ainda mais a nossa cadeia de valores. Isso envolve clientes, fornecedores e a comunidade em geral. Abordar essas questões de maneira tão ampla e transparente, sobretudo no setor de transportes, é resultado do avanço, maturidade e consciência sobre a importância desses temas sobre os quais o mundo está debruçado”, explica a diretora de Gente, ESG, comunicação e Marketing da Patrus Transportes, Kátia Rocha.

Significado

O processo para se tornar uma Empresa B Certificada é uma avaliação independente e rigorosa do impacto de uma empresa nas pessoas e no planeta, analisando desde a emissão de carbono até a maneira como trata os colaboradores. A Patrus Transportes é uma B Corp desde 2018, sendo a primeira transportadora de carga fracionada a obter a certificação no mundo. 

“Como signatários do Net Zero – um compromisso global de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera -, não estamos esperando 2030 para tomarmos providências. Estabelecemos metas de longo prazo e já conseguimos neutralizar 10% das emissões de carbono no ano passado, vamos neutralizar 20% neste ano e 30% em 2023”, afirma Kátia Rocha.

Entre as principais medidas da transportadora para obtenção desses resultados é possível destacar a neutralização de crédito de carbono, a conversão de veículos para GNV e a geração de energia limpa.

Engajamento

A comprovação de práticas sustentáveis por meio de certificações tem ajudado empresas na captação de investimentos. Prova disso, conforme informações divulgadas pelo Sistema B no Brasil, o número de empresas certificadas cresceu quase 260% entre 2017 e 2022, indo de 60 para 215 empresas. As certificações concedidas ganharam fôlego nos dois últimos anos: foram 29 em 2019, 39 no ano seguinte e 45 em 2021.

Em todo o mundo, o Sistema B já certificou mais de 4 mil companhias, entre as quais 786 na América Latina. No Brasil, o referencial está ativo desde 2012.

Para participar do evento promovido pela Patrus Transportes basta acessar aqui!

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Ruan Filipe

Estudante, fã de games e de astronomia. Sou auxiliar de redação do Rede Noticiando e aqui trarei assuntos sobre mobilidade e tecnologia.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.