outubro 4, 2022

Para tirar a primeira CNH é preciso cumprir algumas regras estabelecidas pelo Detran, que vão desde exames médicos até provas práticas. Todo o processo, e for realizado da maneira correta, não é difícil.

Primeiro o candidato a tirar a primeira CNH deve procurar uma Auto Escola em sua região munido do RG, CPF e um comprovante de endereço. Durante seu matrícula, o candidato vai informar qual categoria ele quer se habilitar primeiro. Lembrando que, inicialmente, é possível escolher entre as categorias A e B.

O candidato precisa ser alfabetizado e ser maior de idade.

A categoria A serve para motos ou triciclos e a modalidade B é para veículos que se enquadre nas regras de não pesar mais de 3,5 toneladas e não conter acima de 8 lugares.

Após realizar a matrícula, o candidato deve agendar os exames médicos e psicotécnicos por meio do portal do Detran do seu município. Algumas Auto Escolas já realizam esse agendamento junto ao candidato no momento da matrícula.

O segundo passo é o candidato passar pelas avaliações médicas e psicotécnicos com o intuito de identificar se a pessoa está apta para a direção. O candidato aprovado nessas duas etapas, está liberado para o início das aulas teóricas, o CFC.

O candidato deve estar atento no Curso de Formação de Condutores e cumprir toda carga horária estabelecida, que gira em torno de 45 horas/aula.

Após a conclusão do CFC o candidato vai marcar o exame teórico, e sendo aprovado, será liberado para as aulas práticas.

Nas aulas práticas, a carga horária é em torno de 20 horas/aula. Após as aulas, o candidato será submetido, após agendamento prévio, ao exame prático, caso seja reprovado na prova prática, é preciso  realizar um novo agendamento com pagamento de taxas.

Custos:

  • Exame médico e psicotécnico: R$ 228,00 (na cidade de São Paulo/ano 2022);
  • Curso de formação e condutores e aulas práticas: Valor varia da instituição escolhida;
  • Permissão para dirigir: em torno de R$ 46.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.