Após sucessivos adiamentos, finalmente devem estrear os serviços Connect e Airport-Express da Linha 13-Jade da CPTM. O primeiro serviço promete ligar a Estação Brás até a região do Aeroporto de Guarulhos, obedecendo parada em todas as estações.

Já o segundo serviço, promete fazer ligação direta entre a Estação da Luz, na região central, até a região do Aeroporto de Guarulhos.

O serviço denominado Connect irá começar a funcionar na próxima semana, já o serviço expresso que partirá da Estação da Luz, deve estrear somente em setembro.

A expectativa é de que com o início dos serviços, o intervalo na Linha 13-Jade seja menor, já que atualmente é de 20 minutos no pico e 30 minutos fora dele. Além de tornar a operação da linha mais interessante para seus passageiros, os passageiros irão poder evitar a transferência obrigatória na Estação Engenheiro Goulart.

Vale destacar que no horário de pico, é praticamente impossível embarcar nos trens da Linha 12-Safira, sentido Brás, já que atualmente é a única alternativa dos passageiros para seguir viagem para a região central da cidade.

Linha 13- Jade

Placa indicando que dali partirá o serviço Connect da Linha 13-Jade (Foto: Gustavo Bonfate)

A Companhia espera que a média de passageiros por dia útil suba dos 8 mil passageiros em julho para um número mais expressivo. A projeção da CPTM é que 120 mil pessoas circulem pela linha quando estiver plenamente operacional.

Trens da série 9000

Nos últimos dias, trens da série 9000, fabricados pela Alstom e que prestam serviços na Linha 11-Coral (Luz – Guaianases – Estudantes), tem realizado testes entre as estações Luz e Aeroporto de Guarulhos.

Segundo apurou o site, essa frota é quem deve passar a prestar serviços na Linha 13-Jade. Os atuais trens da série 9500 que circulam no ramal, devem retornar para a Linha 7-Rubi, que segue em sua fase de renovação da frota operacional.

Trem da série 9000

Trem da série 9000 em testes na Linha 12- Safira/Linha 13-jade (Foto: Angelo Antonio)

Serviço Connect

Neste serviço, o trem prestará serviço partindo da Estação Brás obedecendo parada em todas as estações para embarque e desembarque, sem a necessidade do passageiro realizar baldeação na Estação Engenheiro Goulart. O valor da tarifa será o mesmo do trem metropolitano, que atualmente custa R$ 4,00.

As viagens entre as estações Brás e Aeroporto de Guarulhos serão realizadas somente nos horário considerados de pico. Na parte da manhã será das 5h às 9h e no período da tarde será das 16h às 20h.

Airport-Express

Neste serviço, o trem partirá da Estação Luz de forma direta até a Estação Aeroporto de Guarulhos, sem obedecer parada em outras estações. Os trens partirão em quatro horários programados nos dois sentidos, entretanto, a tarifa irá custar R$ 8,00.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Mini bibliotecária (Tributo, Semi-deusa, selecionada). Fotógrafa aspirante e amante de astronomia.
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Renevaldo says:

    Renevaldo Marques Bastos : eu só queria saber porque a linha 11 coral é um trem atrás do outro de pico e a linha 12 safira é essa bagunça todos os dias além de colocarem trens novos na linha 11 EE os trens velhos da linha 11 a CPTM manda pra 12. E também é um absurdo os sanitários só abrirem Sá 6:00 horas sendo q as estações abrem as 4:00 horas.

  2. so atrasa a vida dos usuarios da linha 12, praticamente todos os dias na semana sao feitos “obras de modernizacao”. e os usuarios sao pegos de surpreza, permanecendo quase 30 minutos aguardando o trem…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.