Nova máquina de lavar trens da Linha 17-Ouro será 100% automática e sustentável

Nova máquina de lavar trens da Linha 17-Ouro será 100% automática e sustentável
Foto: Divulgação

Equipamento fabricado na Espanha vai agilizar limpeza de monotrilhos

Os trens da futura Linha 17-Ouro do monotrilho já contarão com tecnologia de ponta também fora das vias. Uma nova máquina de lavar monotrilhos, atualmente em fabricação em Madri, na Espanha, promete elevar os padrões de eficiência, automação e sustentabilidade da manutenção da frota.

Lavagem completa e com reaproveitamento de água

Diferente do modelo usado hoje na Linha 15-Prata, que realiza a limpeza apenas das laterais e do teto dos trens, o novo equipamento fará a lavagem total da parte externa dos monotrilhos — incluindo frente e traseira, tudo de forma automática.

A estrutura contará com:

  • Escovas e arcos de borrifamento
  • Pré-umedecimento
  • Aplicação de detergente
  • Lavagem e enxágue

Outro destaque é o sistema de reaproveitamento de água, que reforça o compromisso ambiental do Metrô com a redução de consumo e desperdício.

Comando remoto e mais agilidade

A lavagem será totalmente automatizada, com controle direto pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Isso elimina a necessidade de operadores locais e permite que os trens passem pela máquina a até 5 km/h, reduzindo o tempo de limpeza em comparação à atual da Linha 15, que opera a 3 km/h.

Chegada ao Brasil está prevista para junho

A inspeção da máquina será realizada ainda este mês, e o embarque está previsto para abril de 2025. A chegada ao Brasil deve ocorrer em junho do mesmo ano, acompanhando o cronograma de expansão da Linha 17-Ouro.

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando, um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *