outubro 22, 2020

As linhas 7 e 10 da CPTM podem ser unificadas? Companhia diz que não!

Nesta semana saiu nas redes sociais e em grupos de WhatsApp a informação de que a CPTM estaria estudando unificar as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, com duas extensões operacionais.

Essa unificação transformaria as duas linhas em uma só, cujo trecho principal seria entre as estações Francisco Morato e Mauá, operando com trens da série 9500, e as extensões seriam entre as estações Francisco Morato e Jundiaí e entre Mauá e Rio Grande da Serra, sendo atendidas por trens da série 7000 e 7500.

O site Diário dos trilhos trouxe a informação de que inclusive, já está previsto um treinamento que deve começar ainda neste mês entre os maquinistas da Companhia que atuam nas duas linhas. Este treinamento visa capacitar os operadores a trafegarem nos trechos de cada linha, já que cada uma conta com sua codificação, tipos de estações diferentes, série de trens diferentes, entre outros.

Linhas já foram unificadas

Essa unificação das linhas 7 e 10 não é nenhuma novidade. Isso um dia já foi realidade nos tempos aúreos da CBTU. A divisão das linhas ocorreu nos anos 90, adotando o modelo atual, retirando apenas o trecho Rio Grande da Serra – Paranapiacaba, que atualmente possuí apenas o trem turístico.

Procuramos a CPTM

O Rede Noticiando procurou a CPTM para obter informações sobre a procedência de tal estudo. A assessoria de imprensa da Companhia retornou o contato da nossa redação e disse que a informação sobre a unificação das linhas 7 e 10 não procede.

Olho aberto

Mesmo com a negativa da empresa, é importante ficarmos atentos sobre esse rumor. Já não é a primeira vez que surge uma novidade em relação a operação da Companhia, pelo qual ela inicialmente nega a procedência e depois anuncia como “novidade”.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Ruan

Sou estudante, auxilar de redação e criador de conteúdo do Rede Noticiando. Games e música estão entre meus temas favoritos.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.