Fabricados entre os anos de 1972 e 1976, na fábrica da Mafersa, localizada na Lapa, sob licença da The Budd Company, são inspirados em modelos de trens norte-americanos.

Em 1972 começaram a fazer seus primeiros testes no metrô de São Paulo, inicialmente entre o pátio da estação Jabaquara e a estação Saúde, com a Linha 1-Azul (à época, denominada linha Norte-Sul) ainda em obras. Em 1974, as composições entraram em serviço na mesma, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, no dia 14 de setembro de 1974. no ano seguinte a linha seria estendida até a estação Santana.

Com a crescente demanda da linha Norte-Sul, até então a época a única linha metropolitana de São Paulo, a necessidade de trens foi aumentando, sendo que os 33 trens não suportavam a demanda. Com isso, houve a encomenda de mais 18 trens, fabricados entre 1974 e 1976, qas diferenças são mínimas, o design interno e externo é o mesmo. Esta frota iniciou seus serviços, no entanto na Linha 3-Vermelha (a época Leste-Oeste), que até então não tinha ainda frota própria, sendo repassada posteriormente a linha Norte-Sul (Linha 1-Azul).

Modernização

Em 2009, o Metrô de São Paulo passou a revitalizar sua frota, levando seus 51 trens para um processo de modernização, efetuados por dois consórcios: Modertrem (Alstom e Siemens), responsável pela modernizarão dos trens da numeração A01 até A25; e o consórcio BTT (Bombardier, Tejofran e Temoinsa), que cuidou de reformar e modernizar os trens de número A26 até A51.

Evento de despedida

O ultimo trem do Frota a ser reformado foi o A35, que contou com um evento de despedida do trem com a participação de diversos blogueiros, fãs do transporte e passageiros comuns no início deste ano. Relembre aqui

Retorno

Em novembro de 2018, o J35, antigo A35, voltou de uma grande reforma e modernização dos seus equipamentos, a Companhia do Metropolitano de São Paulo realizou um evento de retorno do trem, foram convidados blogueiros e influenciadores digitais. Relembre aqui.

Viagem inaugural do J35 Metrô de São Paulo
Viagem inaugural do J35 (Foto: Dayane Priscila)

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Mini bibliotecária (Tributo, Semi-deusa, selecionada). Fotógrafa aspirante e amante de astronomia.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.