abril 24, 2024

O Farol Santander recebe de 2 de outubro a 6 de janeiro, a exposição de arte imersiva Luz e Arte – reflexão e emissão. Os artistas brasileiros Gisela Motta e Leandro Lima, exibirão a obra Entreter. Já os italianos do None Collective, apresentam a inédita instalação No Strata.

As instalações, distribuídas em dois andares com 330 m² cada, provocam questões contemporâneas usando a luz, desta maneira, provam que ela (luz) pode ser não só um item de apoio para o artista, como pode, também, ser o objeto da obra em questão.

A dupla de artistas brasileiros Gisela Motta e Leandro Lima, desenvolveu a obra inédita Entreter. O projeto consiste na criação de um grupo de sete objetos dispostos pela sala do 22º andar do Farol Santander, de forma que sua composição completa remeterá a um pequeno Parque de Diversões (Amusement Park).

Atrações tradicionais como uma Roda Gigante, uma Montanha Russa e um Carrossel, entre outros, serão algumas das diferentes estruturas representadas e miniaturizadas em escala aproximada de 5:1.

Cada brinquedo será simplificado aos contornos de seu desenho, com isso, as peças perdem assim seu sentido de uso físico e, nesse processo de “síntese”, se reapresentam como provocadores visuais e dos sentidos que aguçamos a partir da observação e memória.

As estruturas estáticas deixam o movimento físico para dar espaço ao movimento audiovisual, nas animações que acontecem pelos pontos de luz. A experiência é percebida pela animação das luzes em cada atração e, o público pode passear entre as peças, adaptadas para atenderem, também, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Deficientes visuais poderão utilizar audioguias.

Para a dupla Motta Lima, parques de diversões tem como objetivo a interação das pessoas e, servem como fonte de fantasia e fuga da vida real. Os artistas acreditam que, esse deslocamento para o ambiente da arte imersiva, tenha o potencial de provocar o questionamento em torno da função artística hoje, de maneira irônica, com senso de humor e interpretação para todas as idades.

no strata

No Strata, de None Collective (Foto: Carol Quintanilha)

Os italianos do None Collective apresentam, pela primeira vez, a obra No Strata, no 23º andar do Farol Santander. O visitante observa uma instalação com módulos de luz e sons, em uma jornada por meio de uma paisagem nebulosa, onde é possível vislumbrar placas douradas de diferentes alturas. Dentro da instalação, o público é imerso em uma floresta composta por 44 módulos vibratórios, feitos de cobre, que produzem sons metálicos.

Assim como toda grande metrópole é distribuída em camadas, a mesma organização acontece em No Strata, com diferentes alturas e materiais; a parte mais baixa é escura, ao passo que a parte mais alta, no teto, é composta por 20 refletores de luzes, que se projetam nas placas de cobre e, ao mesmo tempo, escaneiam o ambiente e o público, como um radar.

Diante dessa complexa floresta tecnológica, os visitantes são convidados a contemplar a paisagem da cidade, sobrepondo o interior e o exterior do prédio, em um momento de pura sinestesia. Esta obra também é adaptada para acessibilidade.

A mostra Luz e Arte é apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet; patrocínio do Santander e copatrocínio da Mastercard; direção artística de Facundo Guerra, direção de produção Angela Magdalena (Madai), produção executiva de Júlia Brandão e criação e coordenação da Storymakers.

SOBRE O FAROL SANTANDER

Farol Santander, inaugurado no dia 25 de janeiro, é um centro de empreendedorismo, cultura e lazer. A mais nova atração da cidade de São Paulo, localizada em um emblemático ponto turístico da região central, o antigo edifício Altino Arantes, promove discussões de ideias e é um polo para atrair as pessoas ao centro da cidade.

A programação do Farol Santander ocupa 13 andares dos 35 do edifício de 161 metros, que As visitas começam pelo hall do térreo e, seguem até o mirante do 26º andar que, após a revitalização, ganhou uma unidade do Suplicy Cafés.

O Farol Santander foi concebido para ser um elemento de conexão entre os cidadãos, sua capacidade, identidade cultural e relação social afetiva, e com isso contribuir para a revitalização do Centro histórico da cidade.

A venda de ingressos é feita pelo site do Farol Santander. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 20h e domingo, das 9h às 19h.

SERVIÇO

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (próximo à Estação São Bento da Linha 1-Azul do Metrô)

Entrada acessível: Rua João Brícola, 32 – Centro – São Paulo – SP

Funcionamento: terça a domingo

Horários: De terça a sábado, das 9h às 20h e aos domingos das 9h às 19h

Ingressos: site e bilheteria física no local

Horário da Bilheteria: De terça a sábado das 9h às 19h e aos domingos das 9h às 18h

Ingressos: R$ 20,00 (visitação completa ao Farol Santander)

Capacidade por andar: 60 pessoas

Brigada de incêndio e Seguranças: Efetivo total de 60 pessoas

Banheiros: 2 por andar – 1 masculino e 1 feminino (2º andar, 8º andar, 21º andar, 22º andar, 23º andar e no 26º andar)

Acessibilidade: Banheiros e elevadores adaptados, rampas de acesso

Outros serviços: Saídas de emergência

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *