novembro 26, 2022

A Brookfield assumiu a construção da futura Estação João Dias da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). De acordo com o CEO Roberto Perroni, “o governo tinha vontade de fazer uma estação e decidimos nós mesmos investir no projeto”.

Segundo o projeto apresentado, a nova estação ficará localizada entre as estações Santo Amaro e Granja Julieta da Linha 9-Esmeralda, e terá acesso dentro do terreno do complexo da Brookfield. Vale lembrar que hoje a distância entre as estações Santo Amaro e Granja Julieta é de 3,9 quilômetros.

O CEO da Brookfield não fez previsão para entrega do projeto, porém estudos e informações obtidas através do site da CPTM apontam a conclusão para o final de 2020.

Estação João Dias

A estação apareceu pela primeira vez em um outdoor da Brookfield em maio de 2016, justamente no canteiro de obras do conjunto Brookfield Tower, localizado à 500 metros da Ponte João Dias. As torres do complexo já foram concluídas, e o edital inicialmente previsto para o final de 2017, só agora em julho ou agosto deverá ser entregue.

A estação terá uma demanda estimada de 10.000 passageiros por dia útil para o ano de 2025 e seu projeto é bem similar as atuais estações já existentes da linha 9-Esmeralda.

História

Entre os anos de 1960 e 1976 a região da ponte João Dias contou com uma parada, ela ficava embaixo da ponte e era de terra batida, sem madeira. A parada fazia parte do então ramal Jurubatuba e levava o nome de Penha ou Penhinha e era considerada uma parada não oficial.

Parada Penha ou Penhinha

Parada Penha ou Penhinha que fez parte do ramal Jurubatuba e foi desmancha em 1976 (Foto: Coaraci Camargo)

Após mais de 40 anos, a região voltará a contar com uma nova estação ferroviária, contando com itens de acessibilidade, moderna e com perspectivas de auxiliar na demanda da região que atualmente necessita de ônibus para seguir até as estações mais próximas.

Igor Roberto

Graduando em Direito, formado em Enfermagem e Gestão Pública. É o criador do Rede Noticiando e escreve sobre temas relacionados à mobilidade urbana no Estado de São Paulo. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *